Gibiteca: projeto implantado no Centro de Referência de Jaciara visa fomentar a leitura na região

Publicado por: Campus São Vicente / 22 de Abril de 2019 às 10:11

Um projeto de extensão, denominado Gibiteca, foi implementado no IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara (CRJac) e já está aberto a visitação pelo público interno e externo, desde o dia 18 de abril. Idealizado pelo bibliotecário Gilson Soares de Araújo, o objetivo principal se volta para o fomento da leitura, tanto da comunidade acadêmica, quanto da comunidade externa do Vale do São Lourenço.

Há quatro anos trabalhando na biblioteca do CRAJac, Araújo comentou que “é comum conversar com pessoas, leitores assíduos, que adquiriram o gosto pela leitura, a partir dos gibis”.

Acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), nas suas intervenções nas escolas farão uso da Gibiteca itinerante para oficinas de leitura, haja vista se tratar de um projeto de extensão.

Para o desenvolvimento do projeto, Gilson Araújo conta com a colaboração do professor Leone Covari, da aluna Julia de França, como bolsista, e das alunas voluntárias Eduarda e Natália, do curso LCNBio, além do professor Leandro Carbo, como coordenador do PIBID.

Quanto ao espaço destinado ao projeto, Gilson cita a 5ª. Lei do pai da Biblioteconomia “A biblioteca é um organismo em crescimento”. Portanto “o espaço físico, sempre vai ser pouco para a gente; no entanto, atende no momento”, acrescenta.

O acervo de 150 gibis está disponível somente para o público interno e externo, porém vislumbra-se o aumento do número, bem como, o empréstimo domiciliar. Conforme o idealizado, na “degustação” do projeto, a aceitação foi satisfatória; os alunos se identificaram com o acervo.

O anseio é que esses espaços se transforme em possibilidade de leituras rápidas e agradáveis, instigadoras para inúmeros retornos e viagens.

Doações de gibis também são bem-vindas. Uma das metas do projeto é sensibilizar os usuários a fazerem doações para aumentar e diversificar o acervo, compartilhando suas histórias.

Visitação
A visitação à Gibiteca pode ser feita de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Jaciara, Rua Jurucê, nº 1241, Jaciara – MT.

Com informações do Folhetim GEPICH (17ª edição)