IFMT São Vicente esteve presente na XX Expoverde e chamou a atenção pelos experimentos apresentados

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Julho de 2019 às 14:47

O IFMT São Vicente mais uma vez esteve presente na Expoverde, evento cuja 20ª edição aconteceu de 10 a 13 de julho no parque de exposições Marco Antônio Esteves da Rocha, no município de Campo Verde/MT.

Em seu estande, o IFMT expôs experimentos nas áreas da Agronomia e da Tecnologia da Informação além de informações a respeito dos cursos oferecidos pela instituição de ensino.

O vice-diretor Fábio Henrique Silva destacou que o “IFMT São Vicente é uma referência de ensino na área agrícola e desenvolvimento de tecnologia, então, nada mais importante do que estarmos participando deste feira”.

Projetos de robôs educacionais utilizando Arduíno, desenvolvidos pela equipe do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também foram expostos e chamaram a atenção dos visitantes. Outra divulgação foi da Agroquitanda, projeto de economia solidária de iniciativa dos acadêmicos do curso de Agronomia, que objetiva melhorar a alimentação da comunidade.

“Tivemos ainda amostras de micropropagação, do professor Cristiano Martinotto, a empresa júnior, professor Geraldo Magela, a produção de iogurte, queijo e doce de leite da professora Marleide”,lembrou o professor Gabriel Lyra, chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão de Campo Verde.

Para os visitantes foram distribuídos, como experimentação, alguns tipos de alimentos produzidos na sede da instituição; além de sementes e mudas, momento em que a comunidade recebeu informações de como plantar e cuidar de uma horta em ambientes urbanos.

Na ocasião, o IFMT São Vicente ganhou o troféu representativo da participação como expositores de animais. Foram expostas duas novilhas da raça Girolando 3/4, oriundas do trabalho de melhoramento genético iniciado no rebanho leiteiro da escola, a partir da aquisição de matrizes da raça 1/2 sangue, em 2016.

De acordo com o professor André Andrade, chefe do Departamento de Produção, alunos estiveram envolvidos em todo processo, como doma e tratos. Foi um período de contatos e mostra para a nossa instituição.

“A exposição de animais tem três objetivos: com nossos animais em exposições, podemos avaliar o nível do trabalho desenvolvido pela instituição, tendo um padrão de comparação com animais de outros criadores; é uma forma extremamente eficaz de divulgação de cursos e atividades; e também de aproximação da escola com a iniciativa privada, fazendo contatos, parcerias”, esclareceu André Andrade.

Ao final da XX Expoverde, demonstrando o que é desenvolvido na escola, um kit composto por salame, doce de leite e muçarela foi ofertado aos produtores premiados, além do Prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, algumas autoridades e parceiros do IFMT São Vicente.