Lei institui 14 de abril como Dia da Educação Profissional Agrícola e o Aniversário do IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 24 de Janeiro de 2023 às 17:31

No dia 22 de dezembro de 2022, foi sancionada pelo governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, a Lei nº 11.987, que institui, no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Mato Grosso, o Dia da Educação Profissional Agrícola e o Aniversário do IFMT São Vicente, anualmente em 14 de abril.

A deputada estadual Janaína Riva, autora do projeto de lei, conheceu São Vicente e reconheceu sua importância, salientando que São Vicente é reconhecida com a maior escola agrícola do Brasil e formou mais de 12 mil pessoas que estão nas diversas áreas da produção, tecnologia, ciência, política, cultura e educação.

No projeto ela ainda elenca que, no quadro de estudantes da instituição de ensino, passaram alguns mato-grossenses como o senador Jonas Pinheiro (in memoriam), o senador Wellington Fagundes, o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, o empresário e ex-senador Cidinho Lopes, o vice-prefeito de Rondonópolis Aylon Arruda, o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, entre outros profissionais de todos os ramos da política, economia e cultura.

Para o diretor-geral do IFMT São Vicente, Livio dos Santos Wogel, “a promulgação dessa lei vem evidenciar a data do aniversário do campus e mostrar a importância de São Vicente para a educação agrícola de Mato Grosso. É o reconhecimento da força educação profissional agrícola no estado, por meio do destaque da primeira instituição de educação profissional nesta área em Mato Grosso”.

No projeto de lei, Janaina Riva reforça que “a importância da instituição desta data no calendário oficial de Mato Grosso marca a importância do Campus São Vicente no contexto educacional da educação profissional no Estado”.