início do conteúdo

Licenciatura em Ciências da Natureza tem aula de campo interdisciplinar na Cachoeira da Mulata em Jaciara/MT

Publicado por: Campus São Vicente / 24 de Setembro de 2015 às 15:13

Os estudantes do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza, matriculados nas disciplinas de Física do Mundo Moderno, Eletricidade e Magnetismo e Mecânica Clássica, Ecologia, Evolução e Biodiversidade participaram de uma visita técnica à Cachoeira da Mulata, em Jaciara/MT.

A aula de campo foi realizada na manhã do dia 4 de julho (sábado), ao final do semestre 2015/1, na qual os professores regentes das referidas disciplinas, Dra. Isabela Lucena, Dr. Geison Mello e colaboradores MSc. Joir Amorim e Esp. José Carlos Cardoso, acompanharam os acadêmicos em uma trilha ecológica ao longo os rios e das cachoeiras do complexo.

Durante a visita técnica, os estudantes tiveram uma aula peripatética, em que os conteúdos teóricos estudados nas disciplinas da graduação tiveram os conceitos contextualizados à temática ambiental, de forma diferenciada e no intuito de promover a religação dos saberes. A natureza, enquanto objeto de estudo das ciências, possui caráter interdisciplinar, e da mesma forma o homem utiliza os “óculos” da ciência para ler e entender esses fenômenos naturais.

Durante a caminhada pelas trilhas do lugar, a professora abordou as relações das disciplinas de Biologia, as características das plantas e animais do ambiente local, e a sua composição a partir dos saberes de Evolução e Ecologia. Em Evolução, foram estudados o processo evolutivo das plantas, vegetais inferiores, intermediários e superiores, tempo estimado de origem de cada um destes grupos e sua relação evolutiva. Foram identificadas briófitas, pteridófitas e angiospermas com o objetivo de caracterizar as diferenças morfológicas e o ciclo de vida destes grupos vegetais.

A variação morfológica das flores encontradas ao longo das trilhas foi utilizada para exemplificar o processo de especiação e co-evolução das flores com os insetos. Morfologia de frutos e formas de dispersão de sementes também foram instrumentos do estudo evolutivo das angiospermas. A partir destas informações, os estudantes tiveram a oportunidade de diferenciar a taxonomia e a filogenia. Em Ecologia, os estudantes foram estimulados a observarem interações antagônicas entre plantas e insetos.

O professor de Física, a partir das aulas de Física do Mundo Moderno, abordou a interação da luz com a matéria e as suas aplicações na compreensão dos processos de fotossíntese desempenhados pelas plantas, as diferentes colorações dos materiais e das plantas e a refração da luz na água e arco-íris. Da disciplina Eletricidade e Magnetismo, foi abordada a natureza de onda eletromagnética da luz, o espectro eletromagnético com diferentes frequências e comprimentos de onda e, de forma contextualizada, os diferentes comprimentos de luz que são absorvidos (maior absorção de violeta e vermelho) e rejeitados (menor absorção de verde) pela planta em seu processo de fotossíntese.

No caminho, o grupo passou por uma hidrelétrica que remete aos conceitos de conservação e transformação da energia mecânica, aplicando conceitos estudados na disciplina de Mecânica Clássica. Com troncos secos de árvores do local foi aplicado os conceitos de empuxo, alavanca e decomposição de forças.

Em seguida, os estudantes, professores e colaboradores da Licenciatura em Ciências da Natureza, munidos de sacos de lixo fizeram uma coleta de materiais descartados pelos turistas que frequentam o local. Esses materiais não se degradam no meio ambiente e poluem visual e quimicamente o local, além da possibilidade de acidentes com latas e cacos de vidro. O grupo envolvido na aula de campo demonstrou comprometimento com meio ambiente demonstrando educação nas ações desempenhadas.

Importante ressaltar que atividades como esta contribuem fortemente com a alfabetização científica dos estudantes, ou seja, é o conhecimento e entendimento dos conceitos científicos capacitando-os a descrever, explicar e prever os fenômenos da natureza.

A professora Dr. Isabela Lucena e o professor Dr. Geison Mello, do IFMT Câmpus São Vicente, Núcleo de Jaciara, aproveitam para agradecer a todos os estudantes e professores envolvidos, ao engenheiro florestal Pablo Fernandes, e a empresa de turismo Vale Expedições, assim como à Prefeitura Municipal de Jaciara por colaborarem com a realização da visita técnica ao complexo Cachoeira da Mulata.

Galerias relacionados