Meio Ambiente: Estudantes participam de aula de campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Publicado por: Campus São Vicente / 17 de Agosto de 2022 às 14:48

Estudantes do 2º e 3º anos do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Nível Médio, do Centro de Referência de Jaciara, participaram de uma aula de campo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Realizada no início de agosto, a visita técnica guiada e aula de campo integrada de alguns componentes curriculares do curso foi coordenada pelo professor Alex Caetano Pimenta, acompanhado pelas professoras Roberta Moretti, Reicla Villela e FloraCamargo, e os técnicos Eliude Matos e Cristiane Petersen.

De acordo com Alex, ao total, compuseram a caravana 52 estudantes. “Inicialmente os estudantes foram recepcionados pela ICMBio, que é responsável pela administração do Parque e foram acomodados numa sala para assistir a uma palestra e receber orientações sobre o local”, explicou o professor.

Durante a realização da palestra o servidor do ICMBio (IBAMA) abordou os temas legislação ambiental em parques, a profissão de analista ambiental, regras de segurança para o uso de parques e, particularidades do Parque Nacional de Chapada do Guimarães (área territorial, flora, fauna, uso do fogo, uso do parque por humanos, etc.).

Em seguida, os estudantes, devidamente acompanhados pelos servidores do IFMT, foram conduzidos pelas trilhas do parque para a realização das aulas práticas.

Nas trilhas, os professores e técnicos puderam abordar em termos práticos os conhecimentos teóricos sobre biologia geral, fitofisionomia do Cerrado, solo, rochas, água, relações ecológicas, flora, fauna, e características físicas (temperatura, altitude, pressão, umidades, etc.) que compõem o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.