Ministério da Educação divulga o resultado do ENEM

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Janeiro de 2024 às 09:12

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado na manhã desta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação.

As notas podem ser acessadas pela "Página do Participante" com o login na plataforma do gov.br.

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, ou seja, da próxima segunda até a quinta feira, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que dará 264 mil vagas em instituições públicas de educação de nível superior em todo o país.

Ao contrário dos outros anos, esta edição do Sisu será diferente. Haverá apenas uma data de inscrição, que valerá para cursos com início no primeiro ou segundo semestre. O resultado está previsto para o dia 30 de janeiro, mas quem permanecer na lista de espera ainda poderá ser convocado.

Esqueceu senha cadastrada?
Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: basta visitar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “avançar”. Em seguida, é necessário escolher a opção “esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Redação
Embora as notas de redação sejam liberadas junto das restantes, o espelho da prova, que permite ao aluno saber onde perdeu pontos na produção do texto, só será disponibilizado após 90 dias. O MEC informa, contudo, que as redações são corrigidas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos.

A avaliação da redação, assim como nas outras quatro áreas de conhecimento, pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como fuga do tema e desrespeito à seriedade do exame, entre outros.

Fonte: Band.com.br e O Globo