Professor do IFMT São Vicente publica dossiê sobre infâncias na América latina e Caribe

Publicado por: Campus São Vicente / 1 de Julho de 2021 às 09:59

O professor Flávio Santiago, do IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara, junto ao pesquisador da USP Artur Oriel Pereira, doutorando da FFLCH, organizaram o dossiê “Interlocuções Sul-Sul: Infâncias, Interseccionalidade e Pensamento Decolonial”, que foi publicado no dia 28 de junho na revista qualis A “Cadernos de Gênero e Diversidade”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Dossiê foi composto por pesquisadoras/es e ativistas sociais latino-americanos/as das áreas da Educação, da Antropologia, da Sociologia e da Psicologia, na Argentina, no Brasil, no Equador e no México.

Os autores trazem para a discussão reflexões que evidenciam olhares plurais com/sobre as crianças e as pedagogias decoloniais, com vistas a problematizarmos a colonialidade do poder, do ser e do saber (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2017) que, também marcada por uma visão adultocêntrica, permeia as relações entre as pessoas e as práticas educativas desde a primeiríssima infância (ROSEMBERG, 1976).

“Contamos com um total de oito textos, três artigos internacionais, do México, Equador e Argentina e cinco nacionais. O processo de sua construção foi realizado por uma chamada aberta e pública e alguns autores foram especialmente convidados”, explica Flávio Santiago.

Neste conjunto de pesquisas reunidas no dossiê, tem-se a possibilidade não somente de compreensão das condições existentes e as significações dadas aos protagonismos das crianças de 0 a 12 anos, mas a visibilidade das suas infâncias e das pedagogias decoloniais, em simultâneo, a leitura das complexidades que envolvem os processos mais amplos nas sociedades contemporâneas.

“Esperamos que os dados reunidos neste dossiê sejam instrumentos de mais investigações, reflexões e de divulgação científica acerca dos Estudos Sociais da Infância, das teorias e análises interseccionais e decoloniais nas diversas áreas do conhecimento”, finaliza.

Publicação
A revista Cadernos de Gênero e Diversidade é uma publicação trimestral dedicada a divulgar resultados de pesquisas e intervenções de interesse dos Estudos de Gênero, Estudos Étnico-Raciais, Estudos de Sexualidade e outros campos interdisciplinares envolvidos com questões de diversidade, da UFBA. A revista aceita contribuições nos seguintes formatos: artigos, ensaios, diários de campo, dossiês e resenhas, e tem como qualis de referência A.

Flávio Santiago é professor doutor do IFMT, dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia e Técnico em Ludoteca. Ele também é membro do NUMDI - Núcleo Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira - Maria Dimplina Lobo Duarte.

Acesse o dossiê através deste link https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/issue/view/2178