São Vicente: Alunos do curso de Agronomia obtém conceito 4,0 no Enade

Publicado por: Campus São Vicente / 26 de Fevereiro de 2015 às 08:20

O resultado final do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013, divulgado  pelo Ministério da Educação (MEC), trouxe o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos de diversos cursos.

Os alunos do curso de Agronomia do IFMT Câmpus São Vicente obtiveram nota geral 3,69 e conceito 4,0 (a escala vai de 0 a 5). Esta pontuação garante a primeira colocação dentre os cursos de Agronomia de Mato Grosso e também do Centro-Oeste, além do 14º lugar no ranking nacional.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira.

Para o professor Luis Carlos Coelho, Coordenador de Agronomia, o resultado é uma vitória importante para o curso e para o Câmpus São Vicente, que lhe dá “orgulho e satisfação”, demonstrando que “estamos no caminho certo na busca de qualidade de ensino e na formação profissional de nossos estudantes”.

Os alunos do curso de Zootecnia do Câmpus São Vicente, que também participaram do exame, obtiveram nota geral 2,45 e conceito 3,0, ficando em 7º lugar na região Centro-Oeste.

O Diretor-Geral do Câmpus São Vicente, Prof. Dr. José Luiz de Siqueira, afirma que obter o conceito 4 no Enade é de extrema importância para o curso e destaca que isto “é fruto de um trabalho de dedicação da coordenação, dos professores, técnicos e principalmente dos alunos que foram avaliados”.

Exame Nacional
O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons.

Foram avaliados os cursos das áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Zootecnia, Biomedicina, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão Ambiental e Educação Física.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente