Segurança na travessia: Trânsito da BR 364 volta a passar pela frente do IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 29 de Agosto de 2017 às 14:05

Para garantir a segurança de estudantes, servidores e moradores da região, o trânsito da BR 364 (entre quilômetros 327 e 329), voltou, no início da tarde desta terça-feira (29/08), a passar em frente a sede do IFMT Câmpus São Vicente.

O retorno do trânsito temporariamente para a frente da escola é uma conquista da comunidade escolar em buscar melhorias e garantir seus direitos, que se manifestou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e o consórcio Sanches-Tripoloni e com os meios de comunicação para expressar a preocupação com a segurança e a qualidade das condições de trabalho com a mudança da estrada.

Após termino parcial de trecho ainda em duplicação, na Serra de São Vicente, o trânsito havia sido deslocado, no dia 14 de agosto, para o novo traçado da rodovia, porém ainda sem condições de travessia para os pedestres, pontos de ônibus e sinalização adequada.

Do outro lado da nova pista estão localizadas algumas repúblicas e também o assentamento Santo Antônio da Fartura, onde moram estudantes e servidores da instituição. A travessia em via de trânsito rápido, sem a devida segurança, trazia angústia e preocupação principalmente aos pais dos alunos e à direção da escola.

Devido às reclamações e a constatação do risco aos quais os alunos e servidores estavam sendo submetidos, o DNIT retornou o trânsito para frente do IFMT São Vicente até o novo trecho seja 100% concluído, inclusive com a instalação de passarelas para os pedestres, o que deve demorar entre 60 e 120 dias, segundo o superintendente do DNIT.

Apesar do trânsito, agora, estar mais próximo da escola, existem redutores de velocidade e faixa de pedestre, o que garante uma travessia mais tranquila.

Para a Diretoria-Geral do câmpus, “esta foi uma decisão acertada, que traz tranquilidade a todos nós, principalmente quanto a travessia e segurança de nossos alunos, enquanto as adequações prometidas não forem realizadas. O DNIT entendeu nossas demandas e fará os ajustes necessários para atender nossa comunidade. Também é o reconhecimento do esforço da comunidade do Câmpus que trabalha unida para buscar melhorias".

Pedestres
O câmpus São Vicente, prestes a completar 75 anos, tem aproximadamente 500 alunos. Ao lado também existe a escola estadual Gustavo Dutra, que atende mais de 200 alunos, desde o ensino infantil ao médio.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente