Neste sábado alguns focos de incêndio atingiram a área do IFMT São Vicente. Durante sábado e domingo, servidores e estudantes, trabalharam incansavelmente para debelar o fogo e evitar que um dano maior acontecesse.
De acordo com servidores, tudo começou quando uma carreta carregada de fardos de algodão pegou fogo próximo a entrada de Barão de Melgaço, não parou, e veio distribuindo fogo até a área da escola, onde o veículo foi abandonado em chamas e o motorista fugiu com o cavalo mecânico.
No sábado, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Campo Verde também esteve na escola para auxiliar no combate ao fogo.
Os maiores danos registrados foram nos setores da agricultura 3 e na apicultura, além de cercas, pastagens e de toda a rede de água do Centro Vocacional e Tecnológico do Cerrado (CVT).
Na hora do combate ao fogo, “uma das preocupações eram as placas solares, porque o fogo chegou no pasto e o nosso pessoal teve que fazer um aceiro para evitar que fogo chegasse lá. Com o vento e as labaredas muito altas, o fogo estava se espalhando com muita rapidez”, explicou o sevidor Deusdedit de Barros Neto.
“No CVT houve um prejuízo grande, com a perda de muita coisa, foi um trabalho difícil porque a vegetação naquele local é muito alta e os bombeiros não tinham acesso”, completou.
Para o diretor-geral, Livio Wogel, “é uma notícia triste saber que o campus foi atingido por queimadas neste final de semana e diversas áreas foram afetadas”.
“Servidores, terceirizados e alunos ajudaram no combate aos incêndios. Parte do pasto do gado de leite, nas proximidades da apicultura e as áreas no entorno do CVT foram a queimadas. Ainda bem que a usina fotovoltaica, as áreas de produção animal, nem moradias foram afetadas”, finaliza.
No final da manhã desta segunda-feira (09/09) o fogo ainda está ativo em alguns pontos.