Estágio - Orientações para o Estágio Curricular

1 - Procedimentos Iniciais para o Estágio

Estes documentos deverão ser entregues à Coordenação de Estágio e Emprego com antecedência mínima de 5 dias uteis à data de início do estágio.

2 – Formalização do Estágio

De posse dos documentos do item 1, descritos acima, a Coordenação de Estágio e Emprego providenciará:

O estudante não poderá, em qualquer hipótese, iniciar um estágio curricular obrigatório ou não obrigatório, sem a referida PASTA DE ESTÁGIO com todos os documentos que a compõem, devidamente assinados.

3 – Integralização das Atividades do Estágio

• A carga horária mínima necessária para a conclusão do estágio curricular obrigatório está definida no projeto pedagógico de cada curso;
  • As atividades desenvolvidas durante o período de estágio devem ser registradas semanalmente no formulário quadro demonstrativo de atividades (que compõe a pasta de estágio), o qual deverá ser assinado pelo estagiário e supervisor de estágio;
  • Ao atingir a carga horária desejada, o estagiário deverá conferir sua pasta de estágio junto ao orientador(a) do estágio e proceder com a elaboração do relatório de estágio (se for o caso);
  • O relatório de estágio deverá ser redigido conforme as normas para o relatório de estágio desenvolvidas pelo IFMT Campus São Vicente: Normas para Relatório de Estágio Ensino Médio e Normas para Relatório de Estágio Ensino Superior

4 – Solicitação de Defesa de Estágio (se for o caso)

Com a documentação devidamente assinada, o estagiário deverá procurar a Coordenação de Estágio e Emprego munido da pasta de estágio para a solicitação da defesa de estágio.

Para a solicitação de defesa de estágio, o estagiário e orientador deverão sugerir uma banca de avaliação e solicitar a defesa com antecedência mínima de 5 dias úteis, utilizando o formulário Solicitação de Defesa de Estágio Curricular.

A defesa de estágio deverá ocorrer em sessão pública, divulgada previamente.

A pasta de estágio somente será entregue à Coordenação de Estágio e Emprego, quando da solicitação de defesa de estágio (quando for o caso) ou quando da solicitação do nada consta para colação de grau.

5 – Solicitação de Nada Consta para Colação de Grau

A solicitação do nada consta para a colação de grau é de responsabilidade do estudante, e para isto, ele deve retirar o formulário no registro escolar.

A assinatura do nada consta para os estudantes dos cursos superiores, pela Coordenação de Estágio e Emprego, estará condicionada ao estudante entregar os documentos: relatório final de estágio encadernado em espiral e monografia em encadernação conforme o guia de orientações para monografia do IFMT Campus São Vicente.

A assinatura do nada consta para os estudantes dos cursos de ensino médio, pela Coordenação de Estágio e Emprego, estará condicionada ao estudante entregar o relatório final de estágio nas normas vigentes e encadernação em espiral.

A Coordenação de Estágio e Emprego cumpre as orientações que estão descritas nos projetos pedagógicos dos cursos. Algumas das condições aqui apresentadas são específicas de alguns cursos. Mais informações, consulte o projeto pedagógico do curso, disponível na página "Documentos - Fundamentação Legal".