início do conteúdo

Biblioteca - apresentação e horários

Biblioteca “Profº. Renato Simião da Costa”Biblioteca Prof. Renato Simião da Costa

Histórico 
Inaugurado no mês de junho de 2010, o novo prédio da biblioteca do IFMT Campus São Vicente foi denominado “Biblioteca Profº Renato Simião da Costa”, em homenagem ao ex-professor e diretor da instituição. A nova estrutura da biblioteca e os equipamentos fazem parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 

No IFMT Câmpus São Vicente, o intuito de criar uma nova estrutura foi de contribuir para os cursos já existentes e atender as necessidades dos novos cursos. A atual estrutura conta com 250 metros quadrados, divididos em sala de estudo individual, sala de multimídia, acervo e estudo em grupo. Com a nova estrutura administrativa do IFMT Campus São Vicente, a biblioteca está subordinada à Direção-Geral de Ensino.

O IFMT Câmpus São Vicente possui três bibliotecas, sendo uma na sede e as outras duas nos centros de referência de Campo Verde e Jaciara. São aproximadamente 22 mil obras. A coleção abrange um rico universo temático das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Exatas e de Saúde, Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Literatura e Arte.

O acervo encontra-se quase que totalmente informatizado por meio do Sistema Gnuteca, possibilitando aos usuários respostas e atendimentos ágeis e precisos em suas pesquisas. As bibliotecas oferecem, ainda, o acesso a importantes periódicos de várias áreas do conhecimento humano.

Empréstimos
O empréstimo é facultado a alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores. Para empréstimo domiciliar é necessário realização de cadastro com apresentação documento oficial com foto e uma senha de quatro a seis dígitos, que será cadastrada no primeiro empréstimo. Essa senha, pessoal e intransferível, deverá ser utilizada em todos os empréstimos, renovações e, também, para o acesso ao Gnuteca na Internet.

Biblioteca na Web
Pelo site da instituição, o usuário tem acesso ao menu "Biblioteca" e ao link "Pesquisa no Acervo", permitindo se conectar ao Gnuteca, responsável pela gerência do Sistema de bibliotecas do campus. Esse sistema permite a renovação de materiais emprestados e consulta às informações das obras existentes no acervo, por meio da pesquisa do título, autor e/ou assunto. 

Serviços
De acordo com o Art. 13º do seu regimento, a biblioteca oferece os seguintes serviços:
I – consulta local;
II – empréstimo domiciliar;
III – empréstimo especial;
IV –  acesso à base de dados e Internet;
V –  visita orientada;
VI – treinamento ao usuário;
VII -  orientação à pesquisa e normalização bibliográfica;
VIII – elaboração de fichas catalográficas.

 

Horários de Funcionamento

IFMT Câmpus São Vicente - sede
Segunda a sexta-feira Matutino - 08:15 às 11:45
Vespertino - 13:15 às 16:45
Noturno - 18:30 às 22:00

 

Biblioteca do Centro de Referência de Campo Verde
Segunda a Sexta-feira:  07h às 10h45 – 13h às 16h45 – 19h às 22h15

 

Biblioteca do Centro de Referência de Jaciara
Segunda a sexta-feira:   13:00 às 22:00

Como programar a retirada?

O usuário (servidor e aluno) deverá solicitar o material, com no mínimo 48 horas de antecedência, através do e-mail biblioteca@svc.ifmt.edu.br, com os seguintes dados:

1. Nome completo
2. CPF
3. Nome(s) do(s) livro(s)
4. Edição e volume, se houver.

Importante: Os prazos e critérios para empréstimo pessoal domiciliar seguirão o Regimento Interno das Bibliotecas.

Marcadores: biblioteca

Galerias relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT