Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia

Denominação do curso: Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia

Título: Licenciado em Ciências com habilitação em Biologia

Ingresso: Anual, por meio da Nota do ENEM e de Vestibular

Organização: Semestral

Turno: Noturno

Número de vagas disponibilizadas: 35 / ano

Aspectos legais:
Autorização: Resolução do CONSUP/IFMT nº 113, de 17 de agosto de 2016.

Tempo de duração: 8 semestres

Carga horária: 3.226 horas

Coordenação do curso:
Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Antônio Ogaya Joerke
e-mail: gradlcnbiojac.svc@ifmt.edu.br
e-mail: gabriel.joerke@ifmt.edu.br

Objetivos do curso:  Pretende-se que o egresso exerça a profissão de forma reflexiva e ética visando contribuir para uma sociedade democrática e justa. Por meio da ação docente, o egresso deve ser capaz de promover a aprendizagem do educando considerando o saber científico. O egresso deverá inter-relacionar as quatro áreas: biologia, química, física e matemática de forma interdisciplinar e estimular o estudo investigativo em todas as áreas. Do Licenciado em Ciências com habilitação em Biologia, espera-se uma formação abrangente e consistente sobre as abordagens científicas e o conhecimento pedagógico na área de Ciências do ensino fundamental e de Biologia para o ensino médio.

Objetivos Gerais: Formar professores capazes de:

• Articular o conhecimento de forma interdisciplinar, contemplando uma formação abrangente e consistente sobre as abordagens científicas e o conhecimento pedagógico.
  • Compreender as novas demandas sociais apresentadas para o ensino de Ciências Naturais e Biológicas.

Objetivos Específicos: Os seguintes objetivos específicos decorrem do objetivo geral do curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia:

• Articular o conhecimento de forma interdisciplinar, explorando metodologias de ensino que valorizem a aprendizagem a partir de contextos reais e compreendendo as novas demandas sociais apresentadas para o ensino de ciências.
  • Favorecer a indissociabilidade entre teoria e prática profissional ao longo de todo o curso de graduação, estabelecendo relações interdisciplinares para que os alunos percebam as rápidas mudanças que marcam a sociedade do conhecimento.
  • Inovar na sua ação profissional de acordo com as especificidades desse nível da educação formal, valorizando a prática reflexiva como um elemento fundamental na formação profissional que permite aprender por toda a vida, formular novas teorias e práticas aplicáveis ao processo de ensino/aprendizagem e a construir novos olhares e perspectivas sobre a especificidade das Ciências Naturais e Biológicas.

Horários de aula: