início do conteúdo

Fazenda Escola

AQUI APRENDEMOS A FAZER FAZENDO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus de São Vicente possui a maior Fazenda-Escola do Brasil, com uma área de aproximadamente 5.000ha, distribuídos entre instalações prediais para atender as atividades pedagógicas dos cursos, moradia, alojamentos estudantis, quadras poliesportivas, instalações zootécnicas com capacidade para criação de animais de pequeno porte (avicultura, cunicultura, coturnicultura, apicultura, piscicultura, minhocultura, etc), de médio porte (suinocultura, caprinocultura e ovinocultura) e de grandes animais (bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e bubalinocultura).

Na área agrícola temos capacidade para cultivo de vegetais de ciclo curto (hortaliças), de ciclo anual (arroz, milho, feijão, mandioca, soja, sorgo, milheto, etc) e culturas perenes, como plantas frutíferas (laranja, limão, ponkan, lima, manga, mamão, goiaba, banana, etc), possuindo ainda a área do Campo Agrostológico e pastagem cultivada.

O Departamento de Produção (DP), junto à Coordenadoria de Produção Agropecuária (CPA), são responsáveis pela manutenção das atividades, instalações e equipamentos da Fazenda Escola, atendendo aos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente, Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

São de responsabilidade deste setor, a implantação e manutenção da Unidades Educativas e de Produção (UEPs) na área agrícola, zootécnica e de agroindústria, as quais dão suporte às atividades pedagógicas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

SERVIDORES

  • Agnaldo dos Santos Sousa (Coordenador de Produção Agropecuária) Técnico em Agropecuária - agnaldo.sousa@ifmt.edu.br
  • Cláudio de Lima do Espírito Santo – auxiliar agropecuário – claudio.santo@ifmt.edu.br
  • Elton Feitoza Centurion – Zootecnista – elton.feitoza@ifmt.edu.br
  • Ivanor Antônio Kayser (Diretor do Departamento de Produção) Técnico em Agropecuária – ivanor.kayser@ifmt.edu.br
  • Liane de Castro Machado - Técnica em agropecuária - machado.liane@ifmt.edu.br
  • Marcio José da Costa Araujo – Técnico em Agropecuária – márcio.araujo@ifmt.edu.br

TRABALHADORES DE CAMPO TERCEIRIZADOS

  • Almerindo Pereira Gonçalves - Auxiliar Rural
  • Daniel Freitas de Souza - Auxiliar Rural
  • Felipe Francisco do Rosário – Auxiliar Rural
  • Higor Rosa da Silva – Auxiliar Rural
  • Jocelio Soares do Rosário – Auxiliar Rural
  • José Batista de Oliveira – Auxiliar Rural
  • José Adão Martins de Souza – Auxiliar Rural
  • Márcio Manoel de França Nunes – Auxiliar Rural 

SETORES DE PRODUÇÃO ANIMAL

ZOOTECNIA I:

Esta Unidade Educativa e de Produção é destinada à criação de animais de pequeno porte, tais como:

AVICULTURA – é o setor destinado a criação de aves (Gallus gallus domesticus) de maneira racional e econômica, visando o ensino/aprendizagem/pesquisa e a produção de carne e ovos. No setor de avicultura temos 2 galpões para criação de galinhas poedeiras em gaiolas, 1 galpão para criação de galinhas poedeiras no sistema semi-extensivo, 1 galpão com duas repartições para criação de frangos de corte, 1 galpão experimental com boxes individuais para pesquisas com frangos de corte, 4 galpões experimentais com duas repartições cada e com acesso à piquete com gramas para criação de aves caipiras e semi-caipiras.

CUNICULTURA - é o setor destinado a criação de coelhos (Oryctolagus Cuniculus domesticus) de maneira racional e econômica para atender o departamento de ensino, pesquisa e extensão e para produção de carne e de animais de companhia (pet). O Campus dispõe de um galpão para criação desses animais em gaiolas. No momento o setor encontra-se desativado.

COTURNICULTURA - é o setor destinado a criação de Codornas (Coturnix coturnix) de maneira racional e econômica para atender ao departamento de ensino e pesquisa e para a produção de ovos e carne. O Campus dispõe de um galpão para a criação desses animais em gaiolas.

APICULTURA - é o setor destinado a criação de abelhas melíferas (Apis mellifera) de maneira racional e econômica, para atender ao departamento de ensino, pesquisa e extensão e para produção de mel. Os enxames de abelhas para criação na apicultura são capturados na própria Fazenda Escola. O Campus dispõe de uma casa de mel onde são feitas todas as manipulações necessárias: coleta, desoperculação, centrifugação, coleta de geléia real, coleta de própolis, envase, pesagem, produção de cera alveolada e rotulação das embalagens.

PISCICULTURA - é o setor destinado a criação de peixes tropicais adaptados à criação em tanques, de maneira racional e econômica para atender ao departamento de ensino, pesquisa e extensão e para produção de carne. O setor de Piscicultura no momento (setembro de 2022) está em processo de restauração (reformas) de 4 tanques para engorda um tanque para alevinagem, além de uma instalação com escritório, sala de reprodução e alevinagem, sala para abate e evisceração.

MINHOCULTURA - é o setor destinado a criação de minhocas (Lumbricus spp) de maneira racional e econômica para atender ao departamento de ensino, pesquisa e extensão e para produção de húmus. No momento encontra-se desativado.

ZOOTECNIA II:

Esta Unidade Educativa e de Produção é destinada à criação de animais de médio porte, tais como:

SUINOCULTURA - é o setor destinado a criação e exploração de de maneira racional e econômica de suínos (Sus domesticus) para atender ao departamento de ensino, pesquisa e extensão bem como para a produção de carne. O rebanho é composto por animais de aptidão para produção de carnes, com reprodutores da raça Pietran e Duroc e linhagens comerciais da Agroceres PIC com aptidão para corte. A infraestrutura conta com laboratório para coleta de sêmen e inseminação, maternidade para 10 matrizes, creche para 80 leitões, baias para crescimento para 50 leitões, baias para reprodução para 20 animais, baias para terminação para 80 leitões terminados e depósitos para ração e equipamentos.

OVINOCULTURA - é o setor de criação e exploração de maneira racional e econômica de ovinos (Ovis orientalis aries) para atender o departamento de ensino, pesquisa e extensão e para produção de matrizes e reprodutores, bem como para produção de carnes. O setor de Ovinocultura está passando por um processo de reestruturação, com a construção de um novo Aprisco e reforma dos piquetes, para receber novos animais da raça Texel.

ZOOTECNIA III:

Esta Unidade Educativa e de Produção é destinada à criação de animais de grande porte, tais como:

BOVINOCULTURA DE CORTE – Área destinada a criação de bovinos (Bos taurus) com a finalidade para corte em ciclo completo – cria, recria, engorda/reprodução, com rebanho composto por animais da raça Nelore e cruzamentos industriais eventuais. A reprodução é feita por meio de estação de monta de 3 meses de duração com utilização de inseminação artificial (IATF) e repasse com monta natural.

A infraestrutura do setor é composta por uma central de manejo (curral com brete, tronco de contenção e remangas) e área de pastagem cultivada dividida em piquetes por cercas de arame convencional e eletrificada, dotados de bebedouros, cochos cobertos para suplemento mineral e comedouros para suplementação com dieta balanceada. Possui ainda poço artesiano e reservatório para abastecimento de água.

A área de pastagem conta com aproximadamente 420 hectares, possuindo as seguintes espécies forrageiras: Brachiaria brizantha cv. Marandu, Brachiaria humidicola, Brachiaria brizantha cv. Piatã, Brachiaria decumbens, Brachiaria híbrida Ipyporã, Panicum maximum cv. Massai e área de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPf).

O setor atende a aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, além de ofertar ainda cursos de inseminação artificial e eventualmente promover dias de campo.

BOVINOCULTURA LEITEIRA – Área destinada a criação de bovinos (Bos taurus) com finalidade de produção de leite a pasto com ciclo completo – cria, recria, reprodução/produção, com rebanho composto por animais de raça Girolando, com a alimentação composta por pastagem cultivada, silagem de milho e dieta balanceada. As ordenhas são realizadas diariamente às 06h e às 14horas.

A infraestrutura do setor é composta por central de manejo com curral, brete, tronco de contenção, sala de ordenha com ordenhadeira mecanizada automática, sala para resfriador de leite, bezerreiro, silos trincheira e aproximadamente 32 hectares de pastagens cultivadas com espécies forrageiras Brachiaria brizantha cv. Marandu, Panicum maximum cv. Mombaça, Panicum maximum cv. Quenia e Panicum maximum cv. Tamani.

A reprodução é feita de forma contínua com utilização de inseminação artificial (convencional e IATF) e repasse com monta natural. O setor atende a aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia.

EQUIDEOCULTURA – Área destinada a criação de equinos (Equus caballus) e muares (cruzamento entre Equus asinus × Equus caballus) com finalidade de trabalho e esporte, com rebanho composto por animais mestiços com características raciais da raça Mangalarga.

A infraestrutura do setor é composta por pastagem cultivada, redondéu, pista de atividades equestres e baias. O setor atende a aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, além de ofertar curso de Doma Racional e demonstração de atividades equestres.

Os animais são destinados ainda a atividades rotineiras no setor de Bovinocultura de corte para vistoria e condução de bovinos para a realização de manejos diversos.

SETORES DE PRODUÇÃO VEGETAL

A Escola Fazenda do Campus São Vicente conta com uma área de 1.300 ha para uso na Agricultura, estando dividida entre as seguintes atividades:

AGRICULTURA I - com uma área entre 6 e 7 ha de cultivo orgânico e convencional, é o setor onde são usadas um conjunto de técnicas para produzir vegetais de ciclo curto para atender as demandas dos departamentos de ensino, pesquisa e extensão, bem como as demandas do restaurante do Campus.

Na agricultura I são produzidas basicamente culturas olerículas (olericultura), tais como: Alfaces (Lactuca sativa); Almeirão (Chicorium estybus); Agrião(Nasturtium officinale); Acelga (Beta vulgaris); Abóbora (Cucurbita spp); Beteraba (Beta vulgaris); Brócolis (Brassica oleracea); Berinjela (Brassica oleracea); Cenoura (Daucus carota ); Cebolinha (Allium schoenoprasum); Coentro (Coriandrum sativum); Couve (Brassica oleracea); Espinafre (Spinacea oleracea); Feijão-vagem (Phaseolus vulgaris); Jiló (Phaseolus vulgaris); Maxixe (Cucumis anguria); Melancia (citrullus lanatus); Mostarda (Brassica spp); Pepino (Cucumis sativus); Quiabo (Abelmoschus esculentus); Rabanete (Raphanus sativus); Salsa (Petroselinum spp); Tomate (Solanum lycopersicum); dentre outras cultivares.

AGRICULTURA II - com uma área de aproximadamente 1.270 ha, é o setor onde são usadas um conjunto de técnicas para a produção de vegetais de ciclo anual para atender as demandas dos departamentos de ensino, pesquisa e extensão, bem como as demandas do restaurante do Campus.

Este setor está distribuído da seguinte forma: 

Área para experimentos, disponibilidade de 15ha. Nesta área podem ser testadas as seguintes culturas:

  • ARROZ (Oryza spp)- Orizicultura ou Rizicultura;
  • CROTALÁRIA (Crotalaria sp);
  • CAPIM SUDÃO (Sorghum sudanense);
  • FEIJÃO (Phaseolus vulgaris);
  • GERGELIM (Sesamum indicum);
  • GIRASSOL (Sesamum indicum);
  • MILHO (Zea mays);
  • MILHETO (Pennisetum glaucum);
  • SORGO (Sorghum bicolor);
  • SOJA (Glycine max );

Além dessas culturas, quaisquer outras cultivares novas de ciclo anual que surgirem no mercado e precisarem de estudos para saber sua viabilidade técnica e/ou econômica podem ser submetidas a testes no Campo Experimental.

Para o cultivo de MANDIOCA (Manihot Esculenta Crantz) está destinada uma área de 6,0 ha para atender a demanda do restaurante e com futura ampliação da área plantada para atender a Agroindústria de produção de farinha e outros derivados.

PIVÔ CENTRAL PARA IRRIGAÇÃO - O Campus dispõe de um pivô central para irrigação com abrangência de uma área de 12 ha. Esta área tem finalidade de cultivo fora do período chuvoso, porém respeitando o vazio sanitário. No momento o pivô está desativado para reparos de manutenção e otimização do sistema elétrico.

ÁREA COMERCIAL DE CULTURAS ANUAIS - O Campus São Vicente possui uma área de 1.255ha para plantio comercial, em Parceria Pública/Privada (PPP), sistema de arrendamento para produção. Além do cunho comercial, esta área também está disponibilizada a todos os professores e demais profissionais da área que atuam no Campus para realizarem aulas práticas, desde tratamento de sementes, calagem, adubação de correção e manutenção, plantio, pulverizações e colheita.

Parte dessa área é utilizada para o sistema de integração lavoura/pecuária, cerca de 200 ha, com probabilidade de aumento de área para a safra 2022/2023.

Nesta área são exploradas as seguintes culturas:

  • SOJA (Glycine max);
  • MILHO (Zea mays);
  • MILHETO (Pennisetum glaucum);
  • SORGO (Sorghum bicolor);
  • BRACHIARIA RUZIZIENSIS (Brachiaria ruziziensis);

AGRICULTURA III - com uma área de aproximadamente 5 ha é o setor dedicado a produção de vegetais de ciclo longo (perenes) para atender as demandas do departamento de ensino, pesquisa e extensão, bem como as demandas do restaurante do Campus.

Neste setor podem ser cultivadas planta frutíferas comestíveis de ciclo longo, tais como:

  • ABACATE (Persea americana);
  • AMORA (Morus sp);
  • ABACAXI (Ananas comosus);
  • ACEROLA (Malpighia emarginata);
  • BANANA (Musa Spp);
  • FIGO (Ficus carica);
  • GOIABA (Psidium guajava);
  • JABUTICABA (Myrciaria cauliflora);
  • LARANJA (Citrus sinensis);
  • LIMÃO (Citrus Limonium);
  • MAMÃO (carica papaya);
  • MANGA (Mangifera indica);
  • PITAYA (Cereus undatus);
  • PONKAN (Citrus reticulata);

Dentre estas cultivares, outras também estão em estudos para serem introduzidas na área de cultivo de frutas perenes comestíveis.

AGROINDÚSTRIAS

LATICÍNIO - Indústria voltada às aulas práticas no processamento de derivados de leite. Neste espaço contamos com equipamentos como a iogurteira, doceira, máquina de produção de queijo muçarela, duas cubas de fermentação para processamento de vários tipos de queijos e pasteurizador, além de câmara de resfriamento, refrigerador e geladeira para a conservação dos produtos ali processados.

FRIGORÍFICO - Tem a finalidade de abate de bovinos, suínos, ovinos e aves, em linhas específicas para cada espécie, dotado com área de preparo de cortes e processamento e ainda espaço para processamento de embutidos e defumados. Para conservação dos produtos tanto in natura como processados, o setor possui câmaras de resfriamento, de congelamento e freezers.

PROCESSAMENTO DE VEGETAIS E PANIFICAÇÃO - Agroindústria que contém dois setores distintos:

  1. O processamento de frutas e legumes, que conta com um fogão industrial, tachos em inox, despoupadeira e equipamentos para o manuseio das frutas e legumes;
  2. O setor de panificação, que conta com um forno industrial para pão francês e outros produtos de panificação, uma estufa para crescimento dos pães, batedeira industrial, máquina de cortar os pães de maneira uniforme e cilindro elétrico. Para uso comum, possui mesas de inox, batedeira, liquidificador, bem como utensílios diversos de cozinha industrial.

FÁBRICA DE RAÇÕES - Espaço destinado a formulação e produção de rações para os animais do rebanho do Campus bem como para armazenamento das matérias-primas utilizadas para a produção das rações. Este setor é composto por um galpão de armazenagem dotado com silos de armazenamento, máquina de limpeza de grãos, triturador, elevadores helicoidais, balanças, misturador industrial de ração com capacidade para 1.500kg e um escritório/almoxarifado.

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS

 

Programação diária das atividades da Fazenda Escola

Formulário de agendamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT