O prazo para a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo 2024/2 dos cursos técnicos subsequentes do IFMT, se encerra nesta sexta-feira, 15 de março.
As inscrições seguem abertas até 01 de abril de 2024.
Serão ofertadas 175 vagas, distribuídas nos campi Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e São Vicente.
No campus Cuiabá Octayde, é possível escolher entre os cursos técnicos em Agrimensura (25 vagas), Edificações (25 vagas), Eletrotécnica (25 vagas) e Eletrônica (25 vagas).
Já no campus Cáceres, as vagas são para o curso técnico em Agropecuária (40 vagas). Enquanto no campus São Vicente, estão sendo disponibilizadas vagas para o curso técnico em Zootecnia (35 vagas).
O resultado deste processo seletivo será válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2024.
Para se inscrever, serão necessários os seguintes documentos:
- CPF;
- Documento oficial de identificação; para candidatos estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
- Histórico escolar do ensino médio (ou documento escolar oficial equivalente, assinado e carimbado pelo diretor e/ou secretário da escola).
Também serão aceitos certificados e históricos digitais, desde que estes tenham a informação do código e endereço de validação.
O candidato deverá preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição, anexar o histórico escolar do ensino médio e também os documentos referentes às cotas, caso seja cotista. Caso o candidato opte pela ampla concorrência enviará apenas o histórico escolar.
Todos os candidatos devem preencher os dados do questionário socioeconômico, disponibilizados pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br.
Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Isenção da taxa de inscrição
O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos abaixo:
a) ter cursado do 1º ao 3º/4º anos do ensino médio na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino (EP) ou em cursos similares, ou na modalidade de educação de jovens e adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 3º/4º ano do ensino médio como beneficiado por bolsa integral de estudos;
b) comprovar renda bruta familiar per capita igual ou inferior a 0,5 (meio) salário mínimo, conforme art. 5º do Decreto 11.016, de 29 de março de 2022.
c) preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br, conforme exposto neste edital.
A comprovação da condição de renda dos candidatos autodeclarados de baixa renda poderá ser feita por meio da Folha Resumo ou da certidão de cadastro do Cadastro Único.
A seleção - será por meio da análise curricular (do histórico escolar) dos 1º e 2º anos do ensino médio do candidato, cursados de forma regular ou por meio de certificação do Provão, via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Nos casos de cursos técnicos integrados, os componentes curriculares técnicos não serão computados.
A classificação ocorrerá segundo a média final referente às disciplinas de língua portuguesa e matemática do 1º e 2º ano do Ensino Médio, conforme critérios de avaliação especificados neste edital. A seleção será classificatória, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor.
Para mais informações, acesse: Processo Seletivo 2024/2 - cursos técnicos subsequentes do IFMT.