Centro de Referência de Campo Verde

Histórico

No ano 2006, o então Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá (CEFET/Cuiabá) iniciou, na cidade de Campo Verde, a oferta de duas turmas do curso Técnico em Informática na modalidade concomitante.

Neste mesmo ano passou a utilizar a estrutura que hoje é denominada Centro de Referência de Campo Verde, contando com uma unidade organizacional única, denominada de Bloco A. Já em agosto de 2007, se iniciaram as aulas da primeira turma do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), na busca da verticalização da oferta de cursos desta instituição.

A partir de 29/12/2008, com a Lei de Criação dos Institutos Federais, o CEFET Cuiabá recebe a denomina de IFMT Campus São Vicente e são oficializados, em 2010 e 2011 respectivamente, os Núcleos Avançados de Campo Verde e Jaciara. A partir de 2010, no então denominado Núcleo Avançado de Campo Verde, localizado na Avenida Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, bairro Belvedere, cidade de Campo Verde – MT, prosseguia a oferta das turmas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Nesta época se iniciou a oferta do curso de Bacharelado em Agronomia, em período noturno e, em 2011, passou-se a ofertar também o curso de Bacharelado em Agronomia em período Integral. Entre 2010 e 2014 também foram ofertados os cursos Técnico em Alimentos Pós-Médio e Tecnologia em Alimentos.

Já em 2016, a nomenclatura da unidade de Campo Verde foi novamente alterada para Centro de Referência de Campo Verde e, atualmente, conta com uma estrutura de mais de 3 mil metros quadrados de área coberta, distribuída em 3 Blocos (A, B e C), considerando: corredores, Laboratórios de Informática e Laboratórios Agronômicos, Salas de Aula, Auditório; e Barracão de Máquinas. Também se disponibiliza cerca de 1,4 hectares para área experimental.

Em 2022, nos cursos Bacharelado em Agronomia – Integral, Bacharelado em Agronomia – Noturno e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conta-se com cerca de 600 estudantes matriculados. A movimentação do Centro de Referência de Campo Verde acontece nos períodos matutino, vespertino e noturno.

O Centro de Referência de Campo Verde, conta com cerca de 30 servidores, além de visitantes.

O que já ofertamos por aqui, até inicio de 2022:

• 3 turmas de Tecnologia em Alimentos
  • 2 turmas de Técnico em Alimentos Pós-médio
  • 1 turma de Especialização em Algodão, iniciada em meados do ano 2008.
  • 15 turmas de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • 13 turmas de Bacharelado em Agronomia Noturno
  • 12 turmas de Bacharelado em Agronomia Integral
  • 6 turmas de Técnico em Informática concomitante ao Ensino Médio
  • A partir de 2023 turmas do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Estrutura:
O CRCV possui cerca de 31.200 metros quadrados de área total, incluindo áreas cobertas e estacionamentos. Barracão de máquinas com 305 metros quadrados de área coberta São 3 Blocos de salas administrativas, salas de aula, laboratórios, Biblioteca, Acervo Bibliográfico e Auditório. Estes com cerca de 3800 metros quadrados de área coberta, incluindo corredores:

• 04 laboratórios de informática,
  • 09 Laboratórios da área agronômica e básica (Laboratório Fitotecnia,Laboratório de Biologia, Laboratório de Solos, Laboratório de Química, Laboratório de Entomologia, Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia, Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia Vegetal, Laboratório de Sementes, Sala de Desenho, Laboratório de Hidráulica)
  • 09 Salas de Aula
  • 02 Banheiros femininos acessíveis
  • 02 banheiros masculinos acessíveis
  • 02 Banheiros acesso amplo feminino
  • 02 banheiros acesso amplo masculino
  • 09 Salas administrativas (5 salas de professores, 4 salas de coordenações de curso e atendimento aos estudantes)
  • 01 Sala de Reunião
  • 01 Copa
  • 01 Depósito
  • 01 Cantina para venda de lanches.

Cursos Oferecidos

Agronomia - Noturno
Agronomia - Integral
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas