Mais uma ferramenta tecnológica de gestão está sendo colocada em prática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Trata-se do almoxarifado virtual que vai possibilitar compras on-line por meio de uma base de dados. O trabalho está sendo implementado pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio da Diretoria de Orçamento (DORC).
O pró-reitor de Administração, professor Túlio Figueiredo, lembra que “o almoxarifado virtual é um indicador de modernização dos órgãos públicos federais. O Ministério da Economia considera essa ferramenta uma solução estratégica que visa a modernização dos processos administrativos no Governo Federal. Com a implantação da ferramenta, o IFMT aprofunda a transformação digital na instituição”.
Segundo o diretor de Orçamento Vandervanio Pacheco, “no almoxarifado virtual temos ganho econômico e redução do número de processos administrativos para aquisição desses materiais".
O almoxarifado virtual adequa-se à portaria nº 13.623, de 10/12/2019, que estabelece diretrizes para o redimensionamento do quantitativo das UASG (Unidades de Administração de Serviços Gerais) e a centralização das contratações públicas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Aos campi é possível fazer a solicitação de materiais através do seu Departamento de Administração e Planejamento (DAP), ou através de seu próprio almoxarifado.
José Ricardo, servidor da Proad e um dos responsáveis pelo Almoxarifado reforça que “o almoxarifado virtual visa reduzir a utilização dos espaços físicos com grandes quantidades de produtos o que ajuda na maior produtividade e engajamento”.
A ideia e produção vêm sendo desenvolvidas desde o segundo semestre de 2019. A plataforma está disponível para todos os setores da Reitoria e dos campi do IFMT.
A plataforma possibilita o gerenciamento e fornecimento de materiais de consumo com o serviço baseado na aquisição de materiais por intermédio da logística just-in-time, sempre na busca de produtos de qualidade, atendendo aos critérios de sustentabilidade, economicidade, racionalização do consumo e simplificação dos processos de aquisição. Além disso, há a redução do espaço físico e economia de recursos orçamentários, humanos e logísticos.
Saiba mais sobre o sistema Just in Time
Na tradução para o português, a expressão just in time (JIT) possui como significado a expressão "bem na hora", pois indica que os bens ou serviços devem ser produzidos somente no instante em que são requisitados. O JIT significa produzir no exato momento necessário, ou seja, sem ser antes do tempo para que não produza estoques e nem depois, para que clientes não fiquem à espera do produto pronto.