início do conteúdo

Aluno do IFMT São Vicente é medalhista na XXII Olimpíada Mato-grossense de Química

Publicado por: Campus São Vicente / 24 de Novembro de 2017 às 11:36

O resultado final da XXII Olimpíada Mato-grossense de Química foi divulgado nesta terça-feira (21 de novembro), com o aluno Pedro Lucas Santos Lisboa, do 1º ano do Técnico em Agropecuária do IFMT São Vicente conquistando medalha de bronze. Nesta edição, foram mais de 12 mil alunos inscritos.

De acordo com o professor de química Dr. Rodrigo Pereira, com este resultado, Pedro Lucas poderá participar da Olimpíada Brasileira de Química em 2018. Além do medalhista, outros 13 alunos do 1º ano (8 de Jaciara e 5 da sede) receberão menção honrosa, com o certificado de Honra ao Mérito.

Estes resultados só foram possíveis devido ao projeto de ensino “Preparatório para a Olimpíada de Química”, que é vinculado ao Departamento de Ensino e “foi pensado e incentivado principalmente pela professora Gislene Cardoso, com apoio do nosso Diretor de Ensino, professor Alex Pimenta, e que teve a participação dos professores André Berton, Leandro Carbo e Oalas Aparecido Morais dos Santos, que ministraram aulas com foco na preparação para a olimpíada”, acrescentou professor Rodrigo Pereira.

A competição envolve estudantes de Ensino Médio e os conteúdos abordados englobam diversos tópicos em Química. Por isso, é necessário que o jovem, além do talento, tenha muito foco e grande dedicação visando a esta disputa. A medalha de bronze conquistada pelo aluno Pedro Lucas mostra que foco e dedicação são itens essenciais para alcançar seus objetivos.

“Este resultado pode vir a estimular outros estudantes com aptidão para a Química permitindo-os aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um evento de espírito olímpico, propiciando uma competição saudável entre o corpo discente do IFMT”, explicou Rodrigo.

A solenidade de premiação da XXII Olimpíada Mato-grossense de Química será no dia 1º de dezembro, das 14h às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá.

Os alunos que receberão a menção honrosa são, de Jaciara, Amanda Kyra Rocha Mendes, Kely Naiany Gomes da Silva, Lucas Souza Benites, Maria Eduarda Brito Machado, Rondyson Raillan Siquira dos Reis, Thiago Augusto Alves de Miranda e Winnidy Júnior Martins Canuto. Da sede de São Vicente são, Ana Gabriela de Almeida Milioli, João Paulo Wilske, Marcelly de Freitas Mascarenhas, Miryã Aparecida de Oliveira e Ruthielly Vieira de Souza e Sousa.

A Olimpíada de Química, a cada ano, vem se tornando um instrumento de importância na promoção de uma educação de qualidade. Essa competição representa um estímulo para os estudantes se aprofundarem seus conhecimentos e melhorarem seus rendimentos em atividades escolares científicas e sociais.

Para Rodrigo, “mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, estabelecendo um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante”.

A competição
A Olimpíada é realizada pela Associação Brasileira de Química – Secção Regional de Mato Grosso para estudantes de Ensino Médio e tem como objetivos estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química; incentivar o entrosamento entre professores e alunos das unidades escolares de ensino pré-universitário; descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando o ensino da Química; e difundir a importância da matéria no cotidiano.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT