Alunos de Engenharia Florestal da UFMT participam de aula prática no IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 11 de Abril de 2017 às 15:01

Uma aula prática para os discentes da disciplina de Melhoramento Genético Florestal do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi ministrada no IFMT Câmpus São Vicente no dia 22 de março.

A aula, ministrada pela professora da disciplina, Dra. Daniele Aparecida Alvarenga Arriel, contou com a presença de 18 estudantes. Durante a prática, a professora apresentou aos alunos o teste de progênies de Eucalyptus camaldulensis instalado no câmpus do IFMT.

>>> Veja a galeria de fotos

O referido teste foi instalado entre 2008 e 2009 e surgiu de um projeto envolvendo professores do IFMT de São Vicente e da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso - câmpus Cuiabá. O projeto tem como objetivo avaliar, no estado de Mato Grosso, o crescimento e a adaptabilidade de 142 famílias de meios irmãos de E. camaldulenses provenientes de Queesland na Austrália.

Para a prática, os estudantes foram divididos em 5 grupos e mediram o CAP (circunferência a altura do peito) de todas as árvores do experimento. Posteriormente, os discentes digitaram e tabularam os dados e analisaram os resultados em sala de aula por meio do programa Genes.

“A aula prática foi de grande contribuição para uma melhor compreensão da disciplina e permitiu aos discentes exercitar atividades referentes a planejamento experimental, testes genéticos, estimativa de parâmetros genéticos, ganho com a seleção, adaptabilidade de materiais genéticos e seleção de potenciais clones”, explicou a professora.

Em nome do curso de Engenharia Florestal da UFMT - Cuiabá, a professora agradeceu ao IFMT São Vicente pela disponibilização do experimento para a aula prática e salientou que também estão à disposição sempre que a instituição precisar.