Alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária do IFMT São Vicente realizaram, em agosto, visitas ao Museu de Arte de Mato Grosso, Palácio da Instrução e ao Sesc Arsenal, em Cuiabá.
As visitas aconteceram no dia 17, para alunos da turma B, e no dia 24, para alunos da turma A.
>>Veja a galeria de fotos no Flickr
No Museu de Arte de Mato Grosso, a exposição era “Natureza: Substantivo Feminino”, enquanto no Palácio da Instrução acontecia o “25º Salão Jovem Arte Mato-grossense”. No Sesc Arsenal Mato Grosso, apesar de haver uma exposição em cartaz chamada “Beatriz Milhazes: Um Itinerário Gráfico”, a intenção era que os alunos conhecessem o espaço do antigo arsenal de guerra, especialmente o teatro, local propício para apresentações de grupos de teatro, de dança e de bandas de música alternativa.
Dentre as atividades desenvolvidas, no Museu de Arte houve uma oficina sobre xilogravura com a artista plástica Rosylene Pinto. No Sesc Arsenal, os alunos participaram de algumas oficinas, dentre elas no Laboratório da Palavra.
Os alunos, aproximadamente 25 em cada turma, foram acompanhados pelos professores João Felipe Assis de Freitas (Inglês), Larissa Beraldo Kawashima (Educação Física) e Lívio dos Santos Wogel (Filosofia), além da Técnica em Assuntos Educacionais Daniela Fernandes da Silva.
Como os professores destas disciplinas trabalharam conteúdos relacionados às questões de corpo, dança, gênero e sociedade, o objetivo das visitas era estabelecer uma aproximação dos alunos com as obras artísticas regionais relativas a esses eixos temáticos. E, além disso, despertar o senso crítico dos alunos em relação às escolhas estéticas desses artistas na produção e divulgação das obras.
Para o professor João Felipe de Freitas, “as visitas ao Museu de Arte, ao Palácio da Instrução e ao Sesc Arsenal possibilitaram aos alunos tanto a percepção de conteúdos trabalhados em sala de aula, quanto a formação crítica dos mesmos, no que se refere ao contexto estético-cultural das obras artísticas regionais".
Visitas culturais dos alunos do IFMT Câmpus São Vicente são realizadas com certa frequência, pois a instituição busca aliar a formação técnica à formação cidadã.