Alunos do Câmpus São Vicente participam de programa de avaliação internacional

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Maio de 2015 às 12:41

Alunos do IFMT Câmpus São Vicente participam, entre os dias 14 e 15 de maio, do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment – Pisa).

O Pisa, também chamado popularmente no Brasil de Enem Internacional, é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

Realizada em dezenas de países, a aplicação do Pisa em 2015 será 100% por meio do computador, com foco em Ciências. Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma equipe, contratada pela Consulplan, aplicou a avaliação no Câmpus São Vicente, que teve 42 alunos selecionados pelo Inep para participarem. A avaliação, no Brasil, vai envolver aproximadamente 33 mil estudantes selecionados, nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e distribuídos em 965 escolas entre públicas e privadas. As informações contextuais serão coletadas por meio de três tipos de questionários: Questionário do Aluno, Questionário do Professor e Questionário da Escola.

Histórico
No ano 2000, quando da primeira edição da avaliação, foram 32 países participantes do Pisa e o Brasil se posicionou em último.

O Pisa 2012, com 65 países avaliados, manteve o Brasil entre os últimos: 57º em Matemática; 54º em Ciências; 58º em Leitura, atrás do Chile, Uruguai, México, Turquia, Cazaquistão, Costa Rica, Emirados Árabes.

O Brasil avançou na média das três áreas em 9,2% no comparativo com o Pisa 2000, porém estacionou em relação ao Pisa 2009 em Leitura e Ciências, e incrementou 1,3% em Matemática.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente