Alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT São Vicente realizaram visitas ao abrigo de idosos Sombra das Acácias, em Jaciara, e também ao Centro Educacional Paulo Freire, em Campo Verde.
As atividades aconteceram respectivamente nos dias 25 e 27 de junho e foram acompanhadas pelas professoras Larissa Beraldo Kawashima, de Educação Física, e Waldineia Lemes da Cruz Alves, responsável pelo componente curricular Língua Portuguesa.
>> Veja a galeria de fotos no Flickr
Conforme a professora Larissa, as duas atividades foram realizadas para finalizar o conteúdo “jogos e brincadeiras”, estudado em Educação Física. Nas aulas deste conteúdo, os alunos aprenderam os conceitos de jogo, brincadeira e esporte, além de vivenciarem brincadeiras da infância e transformar estas brincadeiras criando outras, com temas relacionados à realidade atual como corrupção, economia mundial e política.
A visita ao abrigo de idosos foi feita por alunos do 3º ano B, que foram conversar com os idosos e fazer uma recuperação da memória das brincadeiras da infância deles. Mais que isso, foi um trabalho social, em que os alunos se emocionaram com as histórias contadas sobre a família e abandono. “Fomos com a intenção de fazer o bem para os idosos, mas nós que saímos melhores do que entramos lá”, explica a professora.
O aluno Elio Murilo conversou com um dos idosos e quando foi se despedir, “ele tirou o boné e eu fiquei até meio arrepiado, ele olhou pra mim assim, o olho dele mais parecia um rio, chorando, ‘o fio, vai com Deus, se cuida’ e bateu nas minhas costas assim, ‘volta mais vezes pra cá, nóis gosta de visita’, quando ele falou aquilo lá, sabe, fiquei até emocionado”, descreveu.
Já os estudantes do 3º ano A preferiram levar as brincadeiras que faziam na infância para ensinar e brincar, durante a manhã, com crianças do Centro educacional Paulo Freire, em Campo Verde. As crianças, do 4º e 5º ano do ensino fundamental, tinham entre 9 e 10 anos de idade.
Para o aluno Crislaurio, “foi uma boa experiência saber como são as brincadeiras das crianças na atualidade e saber também como a tecnologia distancia as crianças de fazer brincadeiras entre elas”.
“Foram duas horas de brincadeiras no pátio da escola e em áreas gramadas. Dentre as brincadeiras estavam: corre cotia, batata quente, mãe da rua, alerta, queimada, pega-pega, cabo de guerra”, destaca a professora de Educação Física.