Por iniciativa dos estudantes do IFMT São Vicente e, com o apoio do sindicato dos servidores, professores, técnicos e alunos lotaram o auditório Jonas Pinheiro, na manhã desta terça-feira (14), para debateram a situação da educação e decidirem ações a serem tomadas em relação ao corte de recursos.
A professora Silvana Vitalino traçou um panorama geral da situação da educação no Brasil e dos recentes cortes anunciados ao setor. Já o Diretor-Geral, professor Livio dos Santos Wogel, explicou aos alunos sobre o orçamento do câmpus e de que forma o contingenciamento afeta e coloca em risco as atividades desenvolvidas na instituição. O professor Josias Conceição, por sua vez, contou um pouco de como era o funcionamento do câmpus, e as dificuldades, em outras épocas.
Alunos representantes de centro acadêmico e grêmio estudantil também expuseram suas opiniões, indignações e conclamaram os alunos a lutarem pelo respeito à classe estudantil e pelo investimento na educação.
Logo após o almoço, servidores e alunos promoveram um abraço simbólico no câmpus, em defesa educação. Esta ação faz parte da mobilização nacional proposta pelas instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica diante do bloqueio de crédito orçamentário anunciado pelo Governo Federal.