Entre os dias 27 e 29 de novembro, foi realizado na Unemat Cáceres a VIII Escola Regional de Informática, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento contou com a participação de alguns alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS do IFMT São Vicente, que foram acompanhados pela professora Libia Boss e, naquela oportunidade, puderam divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores no Centro de Referência de Campo Verde.
O curso de TADS obteve quatro trabalhos aceitos, sendo dois deles na categoria “Startups” e dois artigos completos, apresentados no segmento “Sessão Técnica”. Uma das startups apresentadas no evento, o “Super Market” foi representada pelo aluno Tiago Dias e consiste em um aplicativo para o segmento mercantil, que visa a divulgação de promoções e ofertas de estabelecimentos comerciais da região. Já a startup “Sistema de Monitoramento de Gás de Cozinha” tem o objetivo de monitorar o consumo de gás de cozinha das residências através de um sistema automatizado, e esteve representada pelos alunos Luiz Fernando Valuz e Max Vinicius Monteiro.
Nas Sessões Técnicas, o aluno Rafael Diomedesse apresentou seu trabalho de conclusão de curso “Proposta de Rastreabilidade de Requisitos em Equipes Ágeis Distribuídas”, e a professora Libia Boss apresentou o artigo “Modelo Híbrido de Gerenciamento das Comunicações Utilizando as Boas Práticas do PMBOK e Scrum”.
Do IFMT São Vicente também estiveram presentes, a startup “AgroTrow” desenvolvida no programa Células Empreendedoras e representada pelo aluno Lourival Alves e a servidora Thayane Belchior, que apresentou a palestra “O Desenvolvimento do Empreendedorismo nas Universidades” e ministrou uma oficina de empreendedorismo.
Em depoimento, o aluno Tiago Dias ressaltou a importância do evento para divulgação dos trabalhos e troca de conhecimento: “Participar do ERI 2017 foi uma experiência incrível. Estivemos no evento durante um dia e já foi muito proveitoso, além de poder divulgar os trabalhos desenvolvidos no curso divulgamos também a nossa instituição. A troca que obtivemos foi muito interessante, estamos com diversos contatos e estamos dispostos a levar o nossos trabalhos para outros eventos, agora a nível nacional! TADS tem um potencial incrível que ultrapassa os limites de Campo Verde”, destacou.