Alunos e professoras realizam exposição sobre o tema in-visibilidade, com biografia de servidores

Publicado por: Campus São Vicente / 6 de Abril de 2017 às 10:56

Está em exposição no pavilhão pedagógico do IFMT São Vicente, desde 31 de março, o trabalho “Biografias: É preciso conhecer e valorizar”, desenvolvido por alunos do curso Técnico em Agropecuária como parte do conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa.

Uma palavra que centraliza a exposição é “invisibilidade”, e ela mostra para o público um pouco da vida de dezenas de servidores do IFMT São Vicente, entre técnicos-administrativos e terceirizados.

>>> Veja mais fotos em nossa galeria

Sob orientação das professoras Luciene Candia e Mariana Figueredo, o trabalho desenvolvido em sala começou a partir de uma observação do dia a dia escolar. Após uma aula que abordava o tema invisibilidade, e leitura de uma reportagem sobre uma professora de Filosofia do Instituto Federal Sertão Pernambucano que abordava o mesmo tema, foi proposta uma pesquisa bibliográfica com os servidores do câmpus, através de entrevistas com perguntas profissionais e pessoais, feitas pelos próprios alunos.

“Propusemos a realização da biografia dos servidores para conhecermos um pouco da vida deles, destes funcionários que a gente não vê, ou quando a gente vê, não valoriza o trabalho, como acontecia com o pessoal responsável pela limpeza”, explicou a professora Luciene.

A discussão desenvolvida em sala de aula resultou nesta exposição envolvendo mais de 200 pessoas, entre alunos e servidores. Alunos dos primeiros anos (A, B, C, D e E), em 2016, começaram a fazer as entrevistas no ano passado, cada um entrevistando um servidor, e concluíram o trabalho no início deste ano letivo.

“O objetivo que todos se conhecessem melhor, de forma interativa e respeitosa, foi alcançado”, destacou Luciene.

Outra parte da exposição, colocada em um mural, é um conjunto de textos dos próprios alunos em que respondem a uma questão feita em sala: “Você já se sentiu invisível alguma vez na vida”? As respostas são anônimas e contam experiências fantásticas e muitas vezes dolorosas sobre a invisibilidade humana.

O trabalho ficará exposto no pavilhão pedagógico até o final do mês de abril, depois os banners ficarão na biblioteca do câmpus.