Além das diversas medalhas trazidas do 8º JIFMT, atletas do IFMT São Vicente também subiram no pódio na 2ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê-do Tradicional, que foi realizado em Cuiabá, no dia 26 de agosto.
Com quatro atletas mais o treinador, professor Ronnie Fonseca, a equipe trouxe oito medalhas para São Vicente, nas duas modalidades desta arte marcial: o Kata e o Kumite.
O atleta Lucas Lopes de Oliveira, se sagrou campeão estadual na categoria 14/15 anos, kata individual, conquistando o outro, e também garantiu uma medalha de bronze, no kumite.
Já Vitor Hugo Queiroz Quintão, conquistou duas de bronze, uma em kata e outra em kumite. Dayvid Luiz de Oliveira Silva, veio com bronze no kumite; e Pietro Ítalo Ramos, no kata, também trouxe mais uma medalha de bronze.
O treinador, que ainda é competidor, subiu no mais alto do pódio duas vezes, com kata e kumite - mais dois ouros.
Artes Marciais para a Vida
Fora Dayvid, os outros atletas começaram a ter contato com o karatê através do projeto “Artes Marciais para a Vida”, que é realizado no IFMT São Vicente desde o dia 27 fevereiro deste ano.
O projeto promove treinos em judo, karatê e jiu-jítsu e conta com aproximadamente 40 alunos.
O Campeonato Estadual de Karatê tem a sua terceira e última prevista para outubro, com a participação dos quatro atletas-estudantes.
De acordo com o professor, os atletas do projeto participarão do primeiro campeonato de jiu-jítsu em outubro.
Kata e Kumite
Enquanto o Kata foca na parte técnica, o Kumite é o combate real, envolvendo a interação direta com um oponente.
Embora o Kata e o Kumite sejam diferentes em natureza, eles são essenciais e se complementam. O Kata prepara o praticante para o Kumite, fornecendo uma base sólida de técnicas e princípios. Já o Kumite testa e valida a eficácia dessas técnicas em um contexto de combate real.