Câmara Municipal de Cuiabá realiza sessão em homenagem aos 80 anos do IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 28 de Novembro de 2023 às 18:04

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta segunda-feira (27/11), uma Sessão Solene, requerida pelo vereador Johnny Everson, em comemoração aos 80 anos de fundação do IFMT São Vicente.

A instituição, que foi fundada em 14 de abril de 1943, é considerada a maior escola agrícola do Brasil e já formou mais de 12 mil profissionais nestas oito décadas.

O plenário estava lotado de servidores, ex-servidores e convidados. Representando o reitor do IFMT, esteve presente o Diretor Executivo, professor Cristovam Albano da Silva Junior.

Durante a cerimônia, diversas pessoas que contribuíram com a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelo Campus São Vicente, ao longo dos seus 80 anos, também foram homenageadas com Moção de Aplausos.

Em seu discurso, o vereador destacou que “só me resta, além de parabenizar, além de homenagear, agradecer enquanto vereador, enquanto representante desta casa legislativa municipal, ao suor de cada um de vocês que ensinaram e que trabalharam em outros setores para que os professores pudessem ensinar, e ao respeito a cada um de vocês que, enquanto alunos, compreenderam a importância de estar ali”.

Já o Diretor Executivo do IFMT enfatizou que “nós temos o registro de profissionais espalhados Brasil afora, mundo afora, que passaram pelos corredores, pelas salas do Campus São Vicente e que hoje levam o conhecimento adquirido naquela local, para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo.

“Eu tive a sorte de também ser aluno do Instituto Federal, mas não de São Vicente, e sei o quanto isso impacta em nossas vidas”, completou Cristovam Junior.

“Além de sermos a maior escola agrícola do Brasil, ano que vem teremos o maior número de alunos em regime de internato do Brasil da Rede Federal”, informou o diretor-geral Livio dos Santos Wogel.

“Hoje, um dos nossos limitadores é o transporte de Cuiabá para São Vicente, porque nem todas as famílias de estudantes tem condições de custear. Alguns pegam carona, outros não voltam para casa nos finais de semana”, explicou.

Para resolver esta dificuldade, em especial para os alunos do novo curso Técnico em Zootecnia, já foi conversado com o vereador Johnny Everson e com o prefeito a possibilidade do custeio deste transporte pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Fotos da cerimônia e da entrega das homenagens podem ser vistas através do link a seguir: https://www.flickr.com/photos/camaramunicipalcuiaba/albums/72177720312961997