Nesta segunda-feira (05), parte da equipe diretiva do IFMT São Vicente se reuniu com o diretor-presidente da Empaer, Renaldo Loffi e com a diretoria de Assistência Técnica, sra. Denise Ávila Guterres. O objetivo foi o início do planejamento de uma cooperação entre as instituições com duas finalidades: maior oferta de oportunidades de estágio para os nossos estudantes e divulgação dos cursos do IFMT para as famílias da agricultura familiar de Mato Grosso.
Segundo Denise, no estado há 108 mil famílias que são da agricultura familiar e a Empaer está presente com 122 escritórios, atendendo os 141 municípios de Mato Grosso.
“Com a parceria, nossos estudantes poderão fazer estágio nos escritórios da Empaer e conhecer a atividade de assessoria técnica e de extensão com maior propriedade e, geralmente, próximo onde os estudantes residem”, explica Livio Wogel, diretor-geral do IFMT São Vicente.
Para o IFMT, a futura cooperação, além do de estágio, “é uma oportunidade para que os jovens da agricultura familiar conheçam os nossos cursos e possam reconhecer a agricultura familiar como uma possibilidade de trabalho, profissionalização, empreendedorismo e permanência no campo”, completa Livio.
Agora as demais tratativas e continuidade no processo de cooperação entre as instituições se darão diretamente com o Departamento de Extensão do campus.
Nas décadas de 1990 e 2000, a antiga Escola Agrícola Federal de Cuiabá, hoje IFMT, celebrou convênio com a Empaer e tinha na sede do campus um escritório, que depois foi transferido para Campo Verde. Hoje em dia, diversos ex-alunos de São Vicente são servidores na Empaer.
Também participaram da reunião, o assessor da direção-geral, Fábio Henrique Silva, o diretor de ensino, Victor Noronha, o chefe de gabinete, Vilson dos Santos, a chefe do Departamento de Extensão, Ane Francielly Santos, e o chefe do Departamento de Produção, Ivanor Kayser.