Um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) está sendo oferecido à comunidade interna e externa do IFMT Câmpus São Vicente. De forma gratuita, as aulas já se iniciam no dia 02 de fevereiro.
Libras é a segunda língua oficial no Brasil, instituída pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, e é usada pelos surdos brasileiros e pessoas ligadas a esta comunidade, como tradutores intérpretes, professores, familiares, amigos, entre outros.
Diante das demandas sociais que se apresentam, e com a necessidade de cumprimento da legislação vigente (Lei nº. 10.098/2000, Lei nº. 10.436/2002, Decreto nº. 5.626/2005), percebe-se a importância de despertar a sociedade para a seriedade do movimento inclusivo.
O intuito é de garantir a efetivação das políticas públicas de afirmação e inclusão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, para o atendimento às pessoas com necessidades específicas, promovendo a entrada e permanência destas, bem como sua saída com sucesso.
Pensando nisso, está sendo desenvolvido um projeto de extensão que propõe a realização do “Curso de formação inicial para o atendimento ao surdo com fundamentos na Língua Brasileira de Sinais - Módulo Básico I”, destinado a promover o uso e difusão desta língua no Câmpus São Vicente.
Este projeto visa realizar formação continuada tanto de profissionais como de discentes e da comunidade externa. A execução ficará sob a responsabilidade do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, na pessoa da Intérprete de Libras, Mariana Santos de Oliveira Figueredo, e terá o apoio da Coordenação de Políticas de Diversidade e Inclusão – CPDI, coordenação da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN.
Inscrições
O curso, previsto para ser realizado de 02 de fevereiro a 21 de maio, será desenvolvido de forma presencial em sala a ser disponibilizada pelo Câmpus. Envolvendo temáticas específicas, serão contemplados conteúdos práticos e teóricos que totalizem 60 (sessenta) horas, sendo 01 (uma) hora por dia, de segunda a quinta-feira.
Serão ofertadas 60 vagas e o participante que obtiver no mínimo 75% de frequência nas atividades presenciais terá direito ao certificado de participação no curso, com carga horária referente à sua presença, emitido e registrado pela Coordenação de Registro e Emissão de Diplomas do câmpus, conforme a Instrução Normativa nº 03, de 12 de agosto de 2011 do IFMT.
O horário de realização das aulas (de segunda a quinta-feira) será estabelecido por meio deenquete realizada eletronicamente. As inscrições podem ser feitas de 12 a 30 de janeiro, presencialmente, no Departamento de Ensino do IFMT Câmpus São Vicente, ou através da internet, clicando aqui.
>>> Participe da enquete para escolher o melhor horário para o curso (necessário login no email do Câmpus São Vicente)
Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente