Câmpus São Vicente participa de treinamento para implantação de sistema acadêmico

Publicado por: Campus São Vicente / 20 de Janeiro de 2015 às 14:37

Coordenadores de cursos, chefes de departamentos da Diretoria de Ensino, servidores da Secretaria de Registro Escolar e equipe pedagógica do IFMT Câmpus São Vicente participam, entre os dias 19 e 21 de janeiro, do 1º Ciclo de Treinamento sobre a implantação do Sistema de Gestão Acadêmica.

O treinamento está sendo conduzido por representantes da Pró-Reitoria de Ensino - Proen, da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação – DGTI, e da empresa Qualidata, desenvolvedora do sistema Q-Acadêmico.

A primeira atividade, uma reunião de conscientização quanto ao uso do sistema, buscou levar aos participantes qual é o escopo do software, em quais áreas o sistema vai atuar e como vai ser o processo de implantação.

De acordo com Rafael Soares Starling, da empresa Qualidata, primeiramente estão conhecendo melhor o câmpus e fazendo uma coleta inicial de dados. “Estamos analisando o material existente, planilhas de controle e ferramentas adotadas, para que possamos extrair os dados de maneira fácil e rápida para minimizar o trabalho de carga de dados, primeira etapa do processo”, explicou.

O Câmpus São Vicente ainda não possuía este tipo de ferramenta acadêmica. Porém, no âmbito do IFMT, apenas os câmpus Cuiabá, Bela Vista e Pontes e Lacerda já usaram a versão 2.0 (CEFETs) do Q-Acadêmico. Agora, a versão 3.0 (IFs), adequada à realidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica será implantada em todo o instituto.

A previsão é que dentro de uma semana a Coordenação de Registro Escolar (CRE) já usará o sistema, no primeiro momento apenas para o lançamento de dados. A expectativa é que em março o ciclo acadêmico esteja em funcionamento, já possibilitando a emissão de documentos.

“A Proen e a DGTI esperam que seja plenamente aproveitado o potencial que o sistema tem, para que nós tenhamos retorno enquanto instituição. É isto que a Reitoria quer, que sejamos realmente integrados e que possamos acessar dados confiáveis, o que só vai acontecer mediante o esforço de cada um de nós”, destacou Cacilda Guarim, da Pró-Reitoria de Ensino.

O Diretor-Geral do Câmpus São Vicente, Prof. Dr. José Luiz de Siqueira, que também participou da primeira etapa do treinamento explica que “com a implantação do sistema acadêmico, só vai trazer benefícios, tanto para gestores e professores, quanto para alunos e seus respectivos responsáveis, que poderão, em breve, acessar pela internet informações sobre notas e vida acadêmica dos estudantes”.

Q-Acadêmico
O sistema é modularizado de forma em que os sistemas de Controle Acadêmico, Controle de Processo Seletivo, Controle de Acesso e Controle de Biblioteca integram-se totalmente gerando uma única base de informações para toda instituição de ensino, permitindo os mais diversos relatórios gerenciais e estatísticos.

As principais funcionalidades do sistema estão disponíveis também via internet, onde alunos, professores e coordenadores têm possibilidade de maximizar o uso de informações on-line, como consulta de boletins, históricos, calendários, lançamentos de diário, planos de ensino, material de aula, entre outros.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente