Câmpus São Vicente recebe materiais adquiridos através do Desafio da Sustentabilidade

Publicado por: Campus São Vicente / 22 de Março de 2016 às 11:29

A conquista do 2° lugar nacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) no Desafio Sustentabilidade, promovido pelo Ministério da Educação – MEC, gerou uma premiação de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para a instituição.

Com este recurso foram adquiridos 35 conjuntos de iluminação solar externo, 61 aparelhos de ar condicionado e dois sistemas de energia solar. Os materiais adquiridos foram distribuídos para dez câmpus e reitoria, com o intuito de reduzir o consumo de energia nas instituições. Os sistemas de energia solar foram destinados aos dois câmpus que apresentaram projeto para tal: Câmpus Juina e Câmpus Pontes e Lacerda.

O Câmpus São Vicente recebeu sete conjuntos de iluminação solar externo e 26 aparelhos de ar condicionado sistema inverter (20 de 22.000 BTUs e 6 de 42.000 BTUs) para as salas de aula.

Logo após o recebimento do material, no começo de março, foi realizada a instalação dos conjuntos de iluminação solar, que, além de contribuir para locomoção dos estudantes com ruas mais iluminadas, também promoverá redução do consumo de energia, uma vez que é movida a energia solar fotovoltaica, sem fios e nem manutenção. Já os aparelhos de ar condicionado, em breve serão instalados nas salas de aulas e também no auditório da instituição.

O Diretor-Geral José Luiz de Siqueira aponta que a instalação desses materiais no câmpus é apenas uma das muitas ações sustentáveis que serão desenvolvidas. “Devemos sensibilizar a todos, alunos e servidores, da importância do consumo consciente de energia e água. É importante destacar, também, que todo recurso que for economizado a instituição poderá aplicar em outros benefícios para toda a comunidade”, esclareceu.

Desafio Sustentabilidade
O Projeto Desafio da Sustentabilidade, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para promover ideias de redução de gastos de energia elétrica e água, realizado em 2014, teve envolvimento de 63 universidades federais e 41 instituições da rede federal de educação profissional.

O IFMT ficou no segundo lugar, garantindo a premiação de R$ 1 milhão, estando atrás apenas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, que recebeu R$ 3 milhões.

Servidores e alunos do Câmpus São Vicente empenharam-se em criar ideias que possam auxiliar as instituições federais de ensino em reduzir o consumo tanto da precisa água e da indispensável energia elétrica.

O IFMT conquistou 933.363 pontos, com centenas de ideias sugeridas por 245 participantes, entre técnicos, professores e alunos. Desta pontuação, o Campus São Vicente foi responsável por mais de 82%, equivalente a 771.224 pontos. Dos participantes, a grande maioria também foi de São Vicente: 162.