Encerra-se nesta sexta-feira (19 de agosto) o curso de “Casqueamento e ferrageamento de equídeos”, realizado pelo Departamento de Extensão do IFMT Câmpus São Vicente, em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O instrutor credenciado pelo Senar-MT Lourival Teixeira do Nascimento, Tecnólogo em Agropecuária, com 27 anos de experiência na área, destacou que é de grande importância a realização do casqueamento e ferrageamento, garantindo maior conforto e resistência, além de valorizar o animal.
“O casqueamento do potro é um investimento na qualidade do animal, do mesmo modo como se investe em ração e medicamentos. Muita gente ainda desconhece os benefícios e a importância destes procedimentos”, explicou.
As 12 vagas disponíveis para participação do curso foram preenchidas com interessados vindos de Cuiabá, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Vila Bela e Pedra Preta. Destes, apenas cinco têm algum vínculo com o IFMT, sendo quatro alunos (dois do curso técnico em agropecuária, um do bacharelado em Zootecnia e outro do bacharelado em Agronomia) e um servidor do Departamento de Produção.
A aluna Gabriela Batista Silva, que cursa o 9º ano de Agronomia, resolveu fazer o curso visto que a família tem propriedade rural e trabalham com animais, além do que esta qualificação é um complemento para a profissão que escolheu. Gabriela também fez, recentemente, o curso de inseminação artificial em bovinos, oferecido pelo IFMT São Vicente em parceria com o Senar.
A professora Mariana Santos Figueredo, chefe do Departamento de Extensão, enfatiza que é de extrema importância ofertar estes cursos também para a comunidade externa, “trazendo produtores, tratadores e outros profissionais da área rural para participar destas qualificações e prover trocas de conhecimento”.
O aluno Lourival Alves, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, afirmou que já conhecia o trabalho de casqueamento e ferrageamento mas não tinha a oportunidade de fazer antes que completasse 18 anos. Ele disse que sempre acompanhou o pai, instrutor do curso, mas só agora pode participar ativamente.
Foram 40 horas de aulas práticas e teóricas, nas quais os participantes puderam conhecer os cuidados necessários para com os cascos dos animais e todas as operações para se fazer o casqueamento e o ferrageamento.
Tratores
Está previsto para o mês de novembro (de 21 a 25), também em parceria com o Senar, o curso de “Manutenção de tratores agrícolas”. As inscrições já estão abertas.
Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a Coordenação de Extensão, pelo telefone (65) 3341-2128 ou pelo e-mail: dext@svc.ifmt.edu.br.