Circuito de Arte e Cultura será realizado dia 6 de dezembro no IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 27 de Novembro de 2017 às 13:30

No dia 06 dezembro acontece no IFMT São Vicente a quarta cultural, encerramento do projeto “Cultura mato-grossense pelos olhos da comunidade são vicentina”, que vem sendo realizado ao longo do segundo semestre letivo de 2017, com alunos dos cursos técnicos.

Serão realizadas palestras, apresentação de grupo de danças regionais, como o siriri, apresentação teatral e exposição de trabalhos de alunos, abordando diversas vertentes trabalhadas durante o projeto: comidas típicas; danças; religiões; músicas; cultura e arte indígena; cultura e arte quilombola; artesanato; folclore; artistas; cinema/ teatro; história de Mato Grosso; e patrimônio histórico de Mato Grosso.

O evento, que tem início no auditório Jonas Pinheiro, pela manhã, e continua no ginásio de esportes à tarde, será aberto a servidores e alunos do IFMT, além da comunidade do entorno do câmpus, em especial às escolas públicas da Vila de São Vicente.

Embora a instituição tenha realizado inúmeros trabalhos à cultura e à arte, este será o primeiro evento que dará ênfase à cultura mato-grossense.

O objetivo é propiciar à comunidade maior conhecimento sobre a cultura e arte de Mato Grosso, bem como sua integração de modo mais efetivo, conhecendo diferentes costumes para promover o respeito às diferenças, levando o conhecimento cultural de maneira dinâmica e incentivando os alunos a buscar o conhecimento cultural do lugar onde vivemos.

A cultura mato-grossense, assim como a brasileira, é resultado da herança material e imaterial de indígenas, descendentes africanos e europeus que integraram estas terras desde os tempos antigos. Conhecer este universo é o primeiro passo para ampliar o respeito ao modo de vida do nosso povo e romper com inúmeros preconceitos arraigados no imaginário popular.

O evento terá início às 8h30 e contará com as palestras “Preconceito racial e racismo à brasileira”, com a professora Sheila Dias da Silva Laverde, e “O sentido da cultura mato-grossense na atualidade”, com o professor Fagner da Silva Martins Leão. No período da tarde, as atividades começam às13h30, com as apresentações dos alunos dos cursos técnicos, onde cada turma abordará um tema relacionado à cultura, conforme tabela abaixo.

Turma Tema Orientador
1º A - Téc. Agropecuária Folclore Mariana Figueredo