O Direção-Geral do IFMT São Vicente publica comunicado a respeito das férias docentes, que acontece entre os dias 06 e 17 de julho de 2020.
Saudações aos estudantes e pais da comunidade do Câmpus São Vicente. Espero que todos estejam bem e gozando de boa saúde.
Entre os dias 06 a 17 de julho, os docentes do Câmpus estarão em férias, o primeiro período do ano de 2020.
Fui perguntado por alguns estudantes o motivo dos professores estarem em férias mesmo com o calendário acadêmico suspenso e no meio do andamento das atividades do Regime de Exercício Domiciliar (RED).
Esclarecemos que o gozo das férias nesse período é uma recomendação da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DSGP) tendo em vista que, por lei, os docentes têm direito a 45 dias de férias anuais, que o agendamento dessas férias é realizado por volta de outubro do ano anterior e que precisam ser realizadas coletivamente com todo o IFMT e não somente do nosso câmpus.
Recebemos, em setembro do ano passado, um calendário referência de quando os docentes necessitam gozar as férias e elas são lançadas no sistema de gestão de pessoas do Governo Federal.
Os entraves em remarcar esse tempo, que inclui o pagamento de adicional de férias via sistema, seriam maiores do que mantê-las. Houve também uma determinação do Ministério da Economia, inscrita no Decreto que instituiu o trabalho remoto, que há uma proibição na remarcação de férias enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.
Por isso, peço a compreensão dos estudantes, pais e responsáveis para que entendam que o gozo de férias pelos docentes, nesse momento, não é um desejo da comunidade docente mas uma exigência legal.
Alguns professores, como Vinicius, Jussara, Patrícia Gomes e Janderson Rodrigues, que ainda não conquistaram o direito às férias, continuarão executando as atividades do RED. Peço que fiquem atentos aos comunicados das coordenações e das chefias de Departamento de Ensino.
Desejo um período de descanso e de fruição no gozo dessas férias, mesmo que não possamos viver as férias como desejamos e tenhamos que manter o distanciamento social.
Livio dos Santos Wogel
Diretor-Geral do IFMT São Vicente