CRJac: Alunas do IFMT montam brinquedoteca no Hospital Municipal de Jaciara

Publicado por: Campus São Vicente / 14 de Março de 2023 às 19:22

O brincar faz parte de ser criança. Além da atividade motora, o brincar também estimula a criança, sendo considerado útil como terapia auxiliar no tratamento de doenças.

No último sábado, dia 11 de março, as formandas do Curso Técnico em Brinquedoteca, do IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara, estiveram trabalhando no Hospital Municipal de Jaciara com o desafio de montar naquela instituição de saúde uma brinquedoteca, destinada às crianças que ali ficam internadas.

Foram 17 alunas envolvidas na logística, na pintura, na organização dos espaços e no carinho em oferecer seu melhor. A maioria nunca tinha pegado um pincel antes ou feito alguma arte em parede.

A atividade faz parte da disciplina Projeto Integrador, ministrada pelo professor Leone Covari, que acompanhou as alunas.

Elas providenciaram brinquedos, adesivos, tintas, esforço, tempo, e muita dedicação. Como a motivação superou as expectativas, aproveitaram o embalo e também montaram um cantinho no hall de entrada do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Na esperança de que o resultado seja, no mínimo, útil às crianças e que desperte outras iniciativas, o curso Técnico em Brinquedoteca continua contribuindo com Jaciara e com a região que recorre ao hospital municipal na busca de tratamentos.

“Estendemos nossos agradecimentos à enfermeira Taila pelo acompanhamento dos trabalhos, à diretora Renata, pelo acolhimento a essa iniciativa e aos demais servidores do hospital que sempre participaram quando foram chamados”, destacou Leone.

No dia 21 de março, aniversário da Lei 11.104/2005, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação”, está prevista a inauguração do espaço.

Conforme o professor, no ano passado foi feita uma brinquedoteca no próprio Centro de Referência de Jaciara, para atender os filhos dos alunos que frequentam a instituição, tanto durante o dia quanto à noite. Este ano, por sugestão de uma das aulas, o trabalho foi desenvolvido no Hospital Municipal. “Essa é a ideia: o curso de Brinquedoteca, a cada nova turma, construir uma brinquedoteca em algum ambiente do município ou do Vale do São Lourenço”, explicou o professor.