Curso básico de Libras é ofertado à comunidade interna e externa o Câmpus São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Janeiro de 2016 às 08:00

Um curso para o atendimento ao surdo, com fundamentos na Língua Brasileira de sinais (Libras), módulo básico I, está sendo realizado no IFMT Câmpus São Vicente. O ensino da Libras visa propiciar aos alunos uma experiência modificadora de conceitos ao que se refere à surdez e às pessoas surdas, visto que muitos ainda desconhecem tais conceitos e por vezes trazem consigo conceitos que não refletem a verdade.

Foram ofertadas 50 vagas à comunidade interna e externa do câmpus. O curso é presencial, tem carga horária de 40 horas, contempla conteúdos práticos e teóricos, e acontece todas as terças-feiras, no Auditório do Pavilhão Pedagógico, das 19h às 21h.

Apesar de duas aulas já terem sido realizadas em dezembro, antes das férias escolares, ainda existem vagas disponíveis. Os interessados devem procurar a sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), na sede do câmpus.

O projeto, aprovado pelo Edital de Bolsas de Extensão IFMT nº 55/2015, é coordenado pela professora Mariana Santos de Oliveira Figueredo e visa realizar uma formação continuada de profissionais, bem como de docentes e comunidade externa, no intuito de garantia a efetivação das políticas públicas de afirmação e inclusão no âmbito do IFMT.

Para desenvolver o curso, Mariana conta com o auxílio da estudante bolsista Flávia de S. Mendes e das colaboradoras Hágata G. de Andrade e Viviane F. D. de Aquino.

A realização do projeto se justifica no cumprimento à Lei nº 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, à Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Libras, reconhecendo-a oficialmente como língua e orientando seu uso e difusão, e ao Decreto nº 5.626/2005 que determina a responsabilidade das instituições federais quanto ao uso e à difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação.

O término do curso está previsto para o mês de março e o participante que obtiver no mínimo 75% de frequência nas aulas terá direito ao certificado de participação com carga horária referente a sua presença.