O Curso de Pastoreio Racional Voisin (PRV) foi realizado entre os dias 22 e 24 de novembro no IFMT São Vicente, promovido pelo Centro Vocacional Tecnológico do Cerrado (CVT) e Departamento de Extensão do Câmpus, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) Chapada dos Guimarães.
A ação foi proposta visando a implantação de um PRV nas atividades de rotina do CVT, tendo em vista que é um sistema que possui todos os parâmetros que lhe permitem o seu emprego na produção orgânica, uma vez que o manejo da pastagem é realizado de forma a promover a máxima produtividade com o simples manejo da pastagem e o trabalho é realizado pelos animais. Assim, compete ao produtor fazer este controle de uso dos piquetes no dia a dia.
A qualificação, de 20 horas, foi conduzida pela Eng. Agrônoma Maria Elienai Luiz Correia, da Empaer. Dentre os temas abordados destacam-se: os fundamentos do PRV; leis universais do PRV; o solo e a matéria orgânica; a água no sistema; a divisão da área; as pastagens e seu manejo; e os animais e seu manejo.
Participaram produtores de Campo Verde, Jaciara e alunos do curso Técnico em Agropecuária e da Graduação em Zootecnia.
As aulas foram teóricas e práticas, avaliando as condições do local de implantação e posterior realização de um croqui para a implantação futuro do projeto no campo.
Para o coordenador do CVT, Eng. Agrônomo Dalmir Kuhn, "assim que possível será implantado o sistema PRV, como atividade de rotina do Centro de Vocação Tecnológica do Cerrado".
Pastoreio
O PRV foi preconizado pelo pesquisador bioquímico Francês André Marchel Voisin que estabeleceu os princípios do manejo e que vem dando bons resultados onde o sistema é adotado.