Dia de Inclusão: Estudantes fazem aula de educação física usando cadeiras de rodas

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Março de 2016 às 13:40

Alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária do IFMT São Vicente tiveram, nesta terça-feira (29 de março), uma aula de Educação Física um tanto quanto diferente: usando cadeiras de rodas.

“A aula de hoje é a finalização do conteúdo de 'Esportes Paralímpicos', que teve como objetivo apresentar, discutir e vivenciar esportes paralímpicos e adaptados as pessoas com deficiência”, explica a professora Larissa Beraldo Kawashima.

>>> Veja a galeria de fotos no Flickr

Ao longo do bimestre, eles pesquisaram sobre os esportes que farão parte das Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, discutiram textos que tratam sobre as classificações funcionais dos atletas em algumas modalidades e sobre doping entre os atletas paralímpicos.

Para acrescentar relevantes informações acerca deste conteúdo, durante o bimestre também foram convidados a professora Mariana Figueredo e o técnico administrativo Alex Soares Gomes para uma palestra em que abordaram o tema “Inclusão” e também experiências, melhorias e dificuldades de ser cadeirante em nossa sociedade, caso do servidor Alex. Em outras ocasiões também já foram realizadas aulas práticas de Futsal para cegos, Goalball e Voleibol sentado.

Neste Dia de Inclusão, os alunos vivenciaram as dificuldades de acessibilidade (andando no cascalho, na grama e subindo rampas) e participaram de um jogo de basquetebol sobre cadeira de rodas. Alex Gomes e o também cadeirante Ademar prestaram orientações de como se anda de cadeiras de rodas e alguns 'truques' para rampas, desníveis e terreno irregular.

A experiência só foi possível graças ao empréstimo das cadeiras de rodas pelo servidor Alex e também pelo Rotary Clube de Campo Verde, ao qual a instituição agradece pela colaboração na realização da atividade.

Para o servidor Alex Gomes, apesar de a atividade ser em forma de brincadeira, foi possível demonstrar para os alunos a falta de acessibilidade, as dificuldades e barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência.

Empréstimo de Cadeiras
O Rotary Clube de Campo Verde, em parceria com a ACICAVE – Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde, promovem um trabalho no qual emprestam, sem qualquer custo, cadeira de rodas para pessoas que precisam temporariamente de sua utilização.