Diretores apresentam o balanço orçamentário do ano de 2023 para os servidores

Publicado por: Campus São Vicente / 5 de Dezembro de 2023 às 16:20

No dia 04 de dezembro, a comunidade do IFMT Campus São Vicente foi convidada para conhecer a execução orçamentária do ano de 2023, com o relatório dos contratos, das aquisições e das atividades realizadas com o Orçamento Anual do campus.

A reunião foi motivada por um pedido dos professores para conhecer como o campus executa o orçamento para realizar suas atividades.

Em um trabalho realizado pela equipe da Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), liderada pela servidora Vânia Lucia, ela e o administrador Lucas Moura fizeram a “tradução” do relatório gerencial do tesouro para uma linguagem mais acessível ao público em geral e não somente aos contadores.

Para Lucas Santana, “a proposta deste projeto consistia em simplificar a linguagem técnica utilizada no setor financeiro, visando proporcionar maior transparência e compreensão das despesas orçamentárias do campus São Vicente do IFMT. O objetivo era tornar as informações acessíveis a todos os servidores, facilitando a compreensão geral”.

Foram apresentadas as execuções por fonte de recurso como: Assistência Estudantil, a fonte de funcionamento e a arrecadação própria. A execução, até o momento, é de R$ 10.263.890,23, contudo a LOA previa somente R$ R$ 9.089.074,00. O valor a maior que o previsto na LOA está sendo suplementado pela Reitoria do IFMT.

Para o diretor-geral, Livio Wogel, “esses momentos de explicação do uso do recurso público são importantes para esclarecer e sensibilizar a comunidade do momento difícil que estamos vivendo”.

“Para mantermos o bom funcionamento das nossas atividades cotidianas, o orçamento do campus é insuficiente e, ciente e compreendendo a realidade do nosso campus que possui as três unidades, a fazenda-escola e o internato, o Reitor é um grande parceiro para ajudar a chegarmos no final do ano sem precarizar nossas atividades”, esclarece o diretor-geral.

Também foram apresentadas as parcerias que o campus tem com órgãos do Estado, empresas públicas e privadas e os projetos de pesquisa que trazem recursos para continuar os investimentos no campus.

Após a apresentação foi oportunizado aos servidores fazerem seus questionamentos, que esclareceram ainda mais as dúvidas e os desafios da administração do Campus São Vicente.

Ainda foram apresentados todos os investimentos realizados no Campus a partir das emendas parlamentares e da descentralização de recursos da Reitoria, em cada uma das três unidades.

Ao final, foi apresentada a Proposta da Lei Orçamentária Anual para o ano de 2024, no qual está previsto o valor de R$ 9.366.664,00, com o desafio de crescer a quantidade de estudantes em todas as unidades no campus com entradas de mais turmas e novo curso a ser implantado.

O diretor-geral terminou a reunião dizendo que tem esperanças pois “continuaremos fazendo o nosso melhor com as condições que temos. Gostaríamos de fazer muito mais, mas os recursos são limitados. Mesmo assim, fazemos o nosso melhor”.