O IFMT São Vicente recebeu, na última sexta-feira (20/08), a visita de uma equipe do IF Goiano Câmpus Rio Verde, composta pelo Diretor-geral Fabiano Guimarães e outros servidores.
A recepção, preparada pela equipe gestora de São Vicente, teve início com um café da manhã, seguido de breve reunião no auditório do pavilhão pedagógico, onde nos foi apresentado um pouco do Câmpus Rio Verde, abordando suas estruturas e funcionamento. Também esteve presente a Pró-reitora de Pesquisa do IFMT, professora Ângela Santana de Oliveira que veio conhecer o câmpus e conversar com o representante do IF Goiano.
“A visita do professor Fabiano faz parte de uma estratégia da gestão de SVC para ‘olhar para fora das suas cercas’ e conseguir aprender com a expertise de quem está a frente em algumas áreas que podemos crescer”, declarou Livio dos Santos Wogel, diretor-geral de São Vicente.
Fabiano destacou que a unidade em Goiás já tem 55 anos e uma história semelhante à de São Vicente, passando por Escola Agrotécnica, CEFET e, posteriormente, Instituto Federal. O diferencial do Câmpus Rio Verde é que oferece 10 cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrados acadêmicos, profissionais e dois cursos de doutorado; e que as atividades de pesquisa são um ponto forte no câmpus.
Ainda no meio da manhã, Livio Wogel conduziu os participantes para uma visita por diversos setores da escola-fazenda, como Centro Vocacional Tecnológico do Cerrado (CVT), que trabalha a agroecologia; bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, entre outros.
Parte da visita também foi acompanhada pelo Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira, ex-aluno de São Vicente.
Egresso da Rede de Educação Federal Tecnológica, formado Técnico em Agropecuária pela então Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, Fabiano Guimarães explicou que “objetivo da visita ao câmpus São Vicente é troca de experiências”. No mês de junho, “o professor Livio Wogel, diretor-geral desta unidade, esteve nos visitando. Certamente ele a equipe aprenderam algo lá, e hoje, nós viemos retribuir esta visita e eu já aprendi muito aqui, conhecendo estas instalações”.
Após o almoço, os representes do IF Goiano ainda se reuniram com parte dos integrantes de uma comissão que elaborará um estudo de viabilidade de implantação de cursos de mestrado em São Vicente para troca de experiências e ajudar a equipe a montar uma estratégia para apresentação dessa proposta.
“Fiquei impressionado com a enorme área da instituição, com a forma que o câmpus aproveita bem este espaço generoso por meio das parcerias público-privadas. Também vimos várias iniciativas boas que unem o ensino, a pesquisa e a extensão, entre elas o belo trabalho na área da suinocultura e da agroecologia”, destacou Fabiano.
“O outro objetivo da nossa visita é verificar a possibilidade de parcerias relacionadas ao ensino de pós-graduação, fazendo com que servidores e estudantes de São Vicente tenham participação nos programas de pós-graduação do IF Goiano câmpus Rio Verde”, esclareceu.
“O dia foi muito proveitoso para vermos que é possível avançar mais, e que há outros câmpus da Rede Federal que estão trilhando caminhos que a gente quer começar. O professor Fabiano propôs parcerias conosco para nos ajudar a fortalecer a pesquisa e iniciarmos a pós-graduação em nível de mestrado. Ficamos muito felizes com a retribuição da visita que fizemos em junho deste ano pois nos inspirou a seguir mais adiante”, resumiu Livio.