Mais de 120 alunos dos segundos anos dos cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente do IFMT São Vicente participaram de rafting na cidade de Jaciara-MT.
A atividade é uma aula prática de esportes radicais, conteúdo do componente curricular Educação Física do segundo ano, componente curricular ministrado pelo professor Maurício Razeira.
Devido ao grande número de alunos, a atividade foi realizada em dois dias, 10 e 17 de setembro. No primeiro dia participaram estudantes das turmas B e C do Técnico em Agropecuária. No segundo dia, se aventuraram nas águas do rio Tenente Amaral os estudantes das turmas A e D de Agropecuária e também do Técnico em Meio Ambiente.
>>> Veja galeria de fotos no Flickr (1º dia | 2º dia) ou em nossa fanpage no Facebook
Para o professor Maurício, atividades como estas são importantes “por serem práticas diferentes das convencionais, como futebol, basquete, vôlei e handebol”. Outra importância destacada é que “na maioria destas práticas você tem contato com a natureza, na qual o indivíduo deve respeitar o meio ambiente na sua preservação e também nas condições climáticas que ele pode oferecer no momento”.
“Às vezes esses esportes diferenciados podem ser a melhor possibilidade para o indivíduo praticar uma atividade física, como para os alunos de Jaciara, que têm proximidade com esportes como rafting, rapel, trekking, dowhill, tirolesa, boiacross, canoagem, balonismo, escalada, entre outros. Já em São Vicente, a possibilidade é de construir trilhas”, explicou.
Além disso, estes dois cursos têm forte relação com os esportes radicais. O Técnico em Meio Ambiente em relação a preservação da natureza, e o Técnico em Agropecuária em relação com os esportes de montaria de touro e laço.