Esportes radicais: alunos participam de competição de kart

Publicado por: Campus São Vicente / 27 de Janeiro de 2015 às 14:45

Em torno de 60 alunos dos segundos anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, do IFMT Câmpus São Vicente, participaram, na noite da última segunda-feira (26 de janeiro), de uma minicompetição no Kart Cuiabá, na capital mato-grossense.

A atividade, conforme explicou a professora de Educação Física Larissa Beraldo Kawashima, é uma aula prática que faz parte do conteúdo “esportes radicais”, da disciplina ministrada por ela. Além da corrida de kart, outras atividades, como rafting, já foram realizadas com outras turmas, em anos anteriores.

Antes da competição começar os estudantes assistiram a uma breve palestra sobre o kart, proferida pelo proprietário do Kart Cuiabá e piloto profissional Edinho Venega. Na ocasião, o piloto explicou sobre o funcionamento do equipamento, regras da corrida, dicas de segurança e alguns macetes para os alunos se saírem bem em frente ao volante.

>>> Veja a galeria de fotos

De oito em oito, os alunos participavam das baterias e entravam no ritmo de competição, querendo garantir o melhor tempo de volta e também se classificar para a “grande final”. Como todo esporte radical, o risco está presente. Sem trazer danos aos competidores, alguns pequenos acidentes aconteceram, às vezes por desatenção, excesso ou imperícia. Para muitos, aquele era o primeiro contato com o volante. Foram quase cinco horas de atividades, interação, suor e adrenalina.

Para Edinho Venega, que tem mais de 40 anos de pista (corre desde os 12), o automobilismo é uma competição que disciplina as pessoas dentro e fora do esporte, onde as regras têm que ser seguidas rigorosamente. “Aqui ele erra sozinho e acerta sozinho. Automobilismo sem disciplina não vai para frente”, explicou.

A professora trabalha, dentre outros, com o livro Condutas de Risco, do autor David Le Breton, e além da corrida de kart, de acordo com ela, estão programadas aulas práticas como SlackLine e corrida de orientação (com uso de mapas), que serão realizadas no próprio câmpus.

Esporte
Com mais de 200 troféus na carreira - de regional a internacional -, o piloto Edinho Venega é profissional de kart e corrida de marcas e faz parte da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e da Federação Internacional de Automobilismo – FIA. Para ele, “o automobilismo está no sangue e é viciante”.

O Kart Cuiabá, criado há 4 anos como hobbie, proporciona a crianças, jovens e adultos experimentarem, com segurança, a adrenalina das pistas e da velocidade.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente