início do conteúdo

Estratégia e planejamento: bovinos recebem silagem de milho e suplementação no período de seca ou estiagem

Publicado por: Campus São Vicente / 17 de Agosto de 2020 às 11:33

Os rebanhos bovinos, tanto de leite quanto de corte, do IFMT São Vicente já estão sendo alimentados com a silagem de milho realizada no mês de junho. Foram colhidos 10 hectares de planta inteira de milho para este procedimento de estocagem e conservação. São aproximadamente 560 animais, que serão alimentados até final do mês de setembro ou início do período chuvoso, onde os animais já retornariam às pastagem.

Conforme o professor de Zootecnia MSc. Janderson Rodrigues, o gado de leite está todo confinado, com dieta total para cada categoria animal de produção, sendo alimentado com ração balanceada (concentrado) e silagem de milho (volumoso).

“No gado de corte, todos estão suplementados a pasto, neste período crítico onde a qualidade do capim é baixo, para atender a demanda de proteína e energia. Suplementamos conforme a exigência nutricional do animal, fornecendo silagem apenas pra atender a demanda de volumoso sem que os animais saiam do pasto”, explicou.

Também está sendo realizada a Integração Lavoura e Pecuária (ILP), uma estratégia de produção que integra culturas anuais e pecuária, no mesmo espaço, em consórcio, sucessão ou rotação, buscando potencializar a sinergia entre estes componentes.

Foram disponibilizadas 101 hectares de milho consorciado com capim Brachiaria ruziziensis, e após a colheita do milho, 90 vacas de cria ocuparam a área, aproveitando o capim oriundo do consórcio e os resíduos de cultura após colheita, obtendo uma forragem de melhor qualidade nutricional no período crítico de seca e estiagem.

 

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT