A convite da coordenação da Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do IFMT Câmpus Sorriso (Jocipe), dois discentes do curso Bacharelado em Zootecnia do IFMT Câmpus São Vicente ministraram um mini-curso, intitulado: Manejo de Reprodutores de Raças Puras e Cuidados na Incubação de Ovos, no evento.
Os estudantes João Victor Barreto de Freitas Nogueira e Lizabetth Aparecida Siqueira de Almeida, cursam respectivamente o 6º e 8º semestre.
O convite surgiu em função dos discentes estarem participando há um ano como bolsistas do Projeto de Extensão desenvolvido em São Vicente, com apoio da Coordenação de Extensão do Câmpus e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que tem como objetivo implantar um setor de Aves de Raças Puras para produção e distribuição de raças de “dupla aptidão” a pequenos criadores da região, além de proporcionar aprendizado aos próprios discentes nas diversas etapas da criação das aves.
Pela experiência adquirida no decorrer deste ano de 2019 no manejo das aves reprodutoras e no processo de incubação dos ovos, os estudantes mostraram-se aptos a disseminar estes conhecimentos e aceitaram o convite do Câmpus Sorriso. Eles puderam repassar tudo o que já aprenderam como bolsistas, para 30 inscritos no mini-curso, entre alunos de cursos técnicos, de cursos de graduação, técnicos, prefeitura de Sorriso entre outros.
Para o professor Ademir José Conte, coordenador do projeto em São Vicente, “é muito gratificante ver a desenvoltura dos alunos e a rapidez com que adquiriram estas habilidades. A pouco mais de um ano estávamos apenas adquirindo em São Vicente uma chocadeira e uma centena ovos férteis de algumas raças puras”.
“De lá pra cá já houve uma enorme evolução, sendo que hoje há um setor de produção implantado, com machos e fêmeas em idade reprodutiva, produzindo ovos, pintinhos e aves adultas da raça. Para os estudantes, uma experiência desta magnitude acrescenta muito na sua formação profissional e os motiva a dar continuidade neste tipo de projeto”, completou o coordenador.
Para o bolsista do projeto João Victor, “apesar do nervosismo inicial, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, contribuindo em muita para a sua formação como Zootecnista”. Ele notou o grande interesse dos alunos participantes pelo tema, fazendo com que o curso fluísse de forma agradável, interativa, acessível e com resultados muito positivos.
O professor Dr. Élio Barbieri Junior, do Câmpus Sorriso, que intermediou o convite para o minicurso, avaliou como extremamente proveitoso e muito superior às expectativas iniciais.
Como parte prática do curso, foi doado ao Câmpus Sorriso 60 ovos férteis de raças puras produzidos no projeto de São Vicente para o treinamento em incubação de ovos e para dar início ao projeto que deve continuar em 2020.