Estudantes de Licenciatura fazem visitam técnica à fábrica de cimento da Votorantim

Publicado por: Campus São Vicente / 13 de Fevereiro de 2017 às 11:20

Em torno de 20 alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Centro de Referência de Jaciara, realizaram visita técnica à fábrica de cimento da Votorantim, localizada no Distrito da Aguaçu, em Cuiabá.

Os estudantes, que estão cursando a disciplina “Química e suas tecnologias”, e cuja ementa consta o tema “Cimentos”, foram acompanhados pelos professores de química Anna Carolina A. R. Zanatta e Leandro Carbo.

>>> Veja a galeria de fotos no Flickr

De acordo com a professora, a empresa trabalha com um programa intitulado “portas abertas”, através do qual recebem visitas técnicas de alunos de diversas instituições de ensino. “A empresa Votorantim nos recebeu com muita presteza e nos dedicou total atenção durante a visita”, enfatizou.

Na visita, os nossos alunos puderam conhecer todo o processo de fabricação do cimento, que passa inicialmente pela produção do “clinquer”. Eles conheceram também todos os laboratórios de análise física e química, assim como a sala de controle, que comanda todas as atividades a serem realizadas na fábrica.

Acompanhados pelo engenheiro mecênico Roberto e pela geóloga Ligia, a visita se estendeu até a mina onde é extraído todo o calcário necessário para a produção do cimento, onde foi explicado todo o processo de retirada do material da mina.