Estudantes e produtores locais participam de treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos

Publicado por: Campus São Vicente / 6 de Dezembro de 2017 às 13:47

No dia 1º de dezembro foi realizado no IFMT São Vicente o projeto “Elaboração de cartilhas e treinamento em boas práticas de fabricação de manipuladores de alimentos do assentamento Santo Antônio da Fartura de Campo Verde-MT e do IFMT Câmpus São Vicente”, vinculado ao Edital de Extensão nº 36/2017.

O evento aconteceu no Auditório Jonas Pinheiro durante o período matutino e contou com a participação de produtores do assentamento Santo Antônio da Fartura e de alunos do curso Técnico em Agropecuária, da instituição.

Tendo como coordenadora a professora Poliana Fernandes de Almeida, o projeto objetiva contribuir com o a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos, prevenindo contaminações, por meio da conscientização e treinamento dos manipuladores de alimentos.

Conforme o projeto, “a manipulação inadequada de alimentos é um dos principais fatores de contaminação” e “de acordo com a Vigilância Sanitária (2017), as doenças transmitidas por alimentos são um sério problema de saúde pública e preocupam as autoridades mesmo em países desenvolvidos”.

Os assuntos abordados no treinamento foram Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e cartilhas foram distribuídas aos participantes para que possam usar como referência durante suas atividades.

Os produtores fazem parte do público-alvo visto que na região próxima à instituição está localizado o assentamento Santo Antônio da Fartura, que dentre as principais atividades desenvolvidas estão o cultivo de hortaliças e a criação de gado leiteiro, sendo que alguns possuem pequenos comércios localizados no entorno.

Mais de 100 pessoas, entre comunidade externa (manipuladores de alimentos do assentamento Santo Antônio da Fartura, merendeiras da escola estadual Gustavo Dutra e funcionários terceirizados do IFMT São Vicente), alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Zootecnia, e servidores participaram do evento.

Também fazem parte da equipe executora, Claudiana Soares Nunes Godoy, Christiane Neves Maciel e Luan Gustavo Muniz Romeiro.