Estudantes vivenciam a prática de recuperação de área degradada

Publicado por: Campus São Vicente / 15 de Dezembro de 2023 às 15:35

Estudantes do curso de Zootecnia do IFMT São Vicente, que cursam a disciplina de manejo e conservação do solo e da água, vivenciarem a prática de construção de terraços, restauração da fertilidade do solo com o uso de resíduos orgânicos diversos e recomposição florestal.

Eles foram acompanhados pelos professores Alexandra de Paiva Soares e Luis Carlos Coelho, e o objetivo é a recuperação de uma área degradada dentro do campus.

Ao londo do tempo, estes estudantes terão a oportunidade de acompanhar a recuperação da área, compreender as dificuldades de restabelecer as funções do solo quando a degradação chega em um nível tão avançado como o que ocorreu na referida área, onde as camadas do solo, os horizontes, foram removidos e a superfície composta por material de origem não apresenta condições químicas e físicas para o desenvolvimento das plantas.

Conforme a professora Alexandra, “a função didática desse projeto de recuperação promove a conscientização da importância de se conhecer a capacidade de uso de cada solo, ou seja, os limites de sua exploração preservando suas funções”.