Apesar das poucas turmas que até agora concluíram o curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT Câmpus São Vicente, seus ex-alunos já se destacam ao ingressar no mercado de trabalho ou através de aprovações em programas de mestrado e doutorado.
A primeira turma de Zootecnia, que ingressou em 2008 no, então, CEFET – Cuiabá, se formou em 2013. De lá para cá, muitos alunos de São Vicente já concluíram mestrado, ingressaram no doutorado ou se têm se destacado principalmente nas grandes empresas do ramo agropecuário.
Dentre estes ex-alunos está o zootecnista Perivaldo de Carvalho que, ao concluir a graduação 2013, ingressou, no mesmo ano, no mestrado em Agricultura Tropical na área de sistema de produção animal da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e, em 2015, ingressou no programa de doutorado na mesma universidade.
Outro destaque dos egressos de São Vicente é Leandro Ferreira Domiciano, que ingressou no mestrado em Zootecnia na UFMT Câmpus Sinop, concluindo em 2015, e agora está aprovado para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na UFMT, em Cuiabá.
Leandro aponta que “durante a graduação sempre tive interesse pela pesquisa e pelos eventos da área, além, é claro, da realização de bom estágio. Esse foi o diferencial para ingresso nos programas de Pós-Graduação”.
Entre os anos de 2014 e 2015 também foram aprovados em programas de Pós-Graduação da UFMT, estão cursando e ou aguardam o início do semestre letivo de 2016, os ex-alunos, Alessandra Romani, Nariane Silva Gonçalves, Lidiane Silva do Espírito Santo, João Marcos Novais Tavares, Josiani Marques de Jesus, Thuani Venancio da Silva Pereira e Ivete Ricken Domiciano.
Para o ex-aluno João Marcos Novais Tavares, que ingressou no mestrado e também foi contratado na empresa ao qual realizou o estágio obrigatório do curso de graduação, “o principal para quem desejar dar continuidade nos estudos em programa de mestrado e doutorado é ter uma boa formação, participar de projetos pesquisa e de extensão, sem contar com o auxílio e motivação dos professores”, explicou.
O Diretor de Ensino do IFMT São Vicente, Lívio dos Santos Wogel, enfatiza que “as aprovações em programas de Pós-Graduação são importantíssimas para os alunos, mas também para a instituição, pois demonstra que está sendo realizado um bom trabalho para formação desses alunos”.
Já a coordenadora do curso de Zootecnia, professora Roberta Martin Borges, reforça que “além dos ótimos profissionais que a escola possui e da estrutura disponibilizada aos alunos, para obter sucesso no mercado de trabalho é indispensável o esforço e empenho de cada um dos estudantes”.
Alunos ingressantes em doutorado
- Perivaldo de Carvalho (mestrado 2013) e doutorado 2015
- Leandro Ferreira Domiciano (mestrado 2014) e doutorado 2016
Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, mestrado 2016
- Alessandra Romani - 2014
- Nariane Silva Gonçalves - 2014
- Lidiane Silva do Espírito Santo - 2014
- Josiani Marques de Jesus - 2016
- Thuani Venancio da Silva Pereira - 2016
- João Marcos Novais Tavares - 2015
Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Sinop – 2016
- Ivete Ricken Domiciano - 2016