Extensão: Estão abertas vagas para o curso de “Casqueamento e ferrageamento de equídeos”

Publicado por: Campus São Vicente / 2 de Agosto de 2016 às 11:30

O Departamento de Extensão do IFMT São Vicente, em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizará entre os dias 15 a 19 de agosto o curso de “Casqueamento e ferrageamento de equídeos”.

Este curso tem o objetivo de orientar os criadores e profissionais da área quanto aos cuidados necessários com os cascos dos animais. O aluno vai aprender todas as operações para se fazer o casqueamento e o ferrageamento, desde o conhecimento da profissão de casqueador/ferrador, dos cascos dos equinos e dos cuidados que se deve ter, as verificações das condições de aprumo do animal, a sua contenção até o casqueamento e ferrageamento.

Os cascos são as bases de sustentação e propulsão dos equinos, por isso merecem bons tratos, pois, além de suportarem o peso do animal, em seu contato direto com o solo, sofrem a consequências diretas desses impactos. Dessa forma, é de suma importância que se proceda ao casqueamento, para propiciar a conformação ideal dos cascos, maior conforto e aprumo ao animal, e ao ferrageamento do equino, para preservar a integridade das estruturas dos cascos.

O ferrageamento adequado e equilibrado, mantendo os ângulos naturais, têm que ser respeitados para atender a dinâmica de andamento de cada indivíduo, pois apesar dos cascos serem muito resistente podem proporcionar sérios problemas aos animais, tais como dores nas articulações, nos tendões entre outros, quando o manejo é inadequado.

O curso é gratuito, tem 40 horas/aula e com direito a certificado. É destinado tanto à comunidade escolar de São Vicente quanto a participantes externos e as aulas, teóricas e práticas, acontecem nas instalações da escola.

Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a Coordenação de Extensão, pelo telefone (65) 3341-2128 ou pelo e-mail: dext@svc.ifmt.edu.br.

Tratores
Está previsto para o mês de novembro (de 21 a 25), também em parceria com o Senar, o curso de “Manutenção de tratores agrícolas”. As inscrições já estão abertas.