No dia 21 de novembro (terça-feira) tem início, no IFMT Câmpus São Vicente, a I Jornada de Diversidade Etnorracial: Passado e Presente em Perspectiva. O evento, que se estende até o dia 25, contará com palestras, minicursos, exibição de filmes, apresentações culturais, roda de samba, feira gastronômica e oficinas, abordando a inegável a presença da herança africana no nosso cotidiano.
A proposta do Câmpus São Vicente é uma jornada multidisciplinar em resposta às reivindicações expressas pela lei número 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Racial e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
O evento é aberto para alunos e servidores do IFMT e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro, através da internet. Clique aqui.
A palestra de abertura, com o tema “Mulheres guerreiras: educação ambiental lutas e resistências na comunidade de Mata Cavalo” será proferida por Júnia Auxiliadora Santana Trevisan, liderança quilombola da comunidade Mata Cavalo e pesquisadora do GPEA, Educação e Movimentos Sociais-UFMT.
Os minicursos serão realizados nos dias 22, 23 e 24, das 10h55 às 11h45, e das 13h25 às 14h15.
No dia 25 (sábado), o encerramento acontece com a palestra “Negros na luta pela terra”, com Genadir Vieira dos Santos, militante do Movimento Sem Terra (MST), seguida das apresentações culturais, feira gastronômica e almoço.
Consciência Negra
Dia 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida em referência a data da morte de Zumbi, em 1695, líder do Quilombo dos Palmares. A comemoração serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
Confira a abaixo a programação no site do evento.